O que são nichos de mercado e qual a importância deles para o seu negócio

No marketing e nas vendas, costumamos ouvir muito o termo nicho de mercado.

Mas, afinal, o que isso significa?

Se você acha que nicho de mercado é o mesmo que segmento de mercado, se engana.

Um nicho de mercado nada mais é do que uma linha de produtos que você escolhe trabalhar dentro de um determinado segmento.

Um exemplo simples: um jovem empreendedor decide abrir seu negócio no segmento de alimentos. Mas que tipo de alimentos? Há muitas opções dentro desse segmento. Alimentos perecíveis, alimentos orgânicos, alimentos diet/light, linha glúten free. A essas diversas opções damos o nome de nichos de mercado.

Nicho nos faz pensar diretamente em o que será vendido e para quem será vendido.

Como escolher o meu nicho de mercado?

Busca pelo seu nicho de mercado

Há tantos nichos dentro de cada segmento que até o mais experiente dos empreendedores poderia se perder.Para facilitar esse processo e ajudar a descobrir se você obterá sucesso na escolha de seu nicho, aposte nas pesquisas de mercado.

Confira algumas dicas:

  • Primeiro, pesquise sobre o segmento em que esse nicho se enquadra e descubra quais suas principais carências, para poder supri-las;
  • Descubra quem são e quantas são as pessoas que procuram por esse tipo específico de produto ou serviço;
  • Saiba qual o grau de competição que esse produto enfrenta mercado afora;
  • E pesquise, incansavelmente, quais as características do produto, como padrão de qualidade, custo de distribuição e a vantagem de comercialização.

Para que você se destaque dentro do seu nicho, é preciso se esforçar para se tornar o melhor no que faz e oferecer um diferencial.
Isso inclui conhecer profundamente o perfil de seu público alvo para poder satisfazer todas as suas expectativas.

Depois de escolher em qual nicho de mercado irá atuar, é hora de concentrar todos os seus esforços para oferecer aos seus possíveis clientes exatamente o que eles procuram e investir para que eles tenham conhecimento disso.

Como descobrir o que meu futuro cliente precisa?

A comunicação e a proximidade com seus clientes fazem toda a diferença na hora de partir para um novo nicho. Como descobrir do que seus clientes sentem falta se você não se comunica com eles?

Com tantas tecnologias e recursos disponíveis, hoje não é mais preciso bater de porta em porta para perguntar aos seus clientes o que eles procuram.

Através de uma abordagem não evasiva, como a inserção de questionários curtos no seu site, ou investindo em pesquisas de avaliação presenciais feitas por promotores em pontos estratégicos, você poderá captar todas as informações necessárias para descobrir exatamente o que seu cliente procura.

Outra dica bem simples é a utilização da ferramenta de busca mais conhecida no mundo: a barra de busca do Google. Comece digitando um segmento e veja quantas terminações – ou nichos – aparecerão. Essas terminações significam aquilo o que as pessoas mais procuram quando fazem uma busca pela internet.

Isso ajudará a entender melhor o seu público alvo e também evitar que você tenha grandes prejuízos escolhendo um nicho de mercado não tão promissor para o momento.

Por que os nichos de mercado são importantes para o seu negócio?

Por que nichos são importantes para seu negócio

Em diversos setores, sempre haverá uma pequena parcela de clientes insatisfeitos, que não se sentem atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.

Essa é a brecha que você e sua empresa encontram para conquistar esses clientes e atendê-los exclusivamente quando ninguém está fazendo isso por eles.

Os benefícios disso para a sua empresa são: menos concorrência e preços mais vantajosos, já que você é um dos poucos que oferece determinado serviço ou produto.

Mas, cuidado. Não comece nada sem antes planejar uma boa estratégia de vendas. E a sua estratégia começa na hora em que você decide em qual nicho de mercado irá atuar.

Feita a escolha, foque no público alvo e invista no seu nicho!

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!