Marketing Digital e Empreendedorismo: novos conceitos e velhas práticas

Empreendedorismo

O marketing digital existe para divulgar e comercializar o seu produto ou serviço, utilizando os meios digitais, como sites, blogs e redes sociais. Além disso, tem o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade para a sua marca na internet.

Esse tipo de marketing chegou para ficar e beneficiar diversos setores, como empresas físicas, e-commerces e também os empreendedores, que podem desfrutar de todas as vantagens que a internet oferece.

Aplicado ao empreendedorismo, o marketing digital é capaz de trazer resultados efetivos de divulgação de marcas e captação de clientes. Ele ajudará a encontrar as pessoas certas interessadas no seu negócio, irá divulgá-lo e criará uma relação duradoura para que sua marca seja reconhecida e para que todos saiam ganhando.

O marketing digital tem muito a oferecer na prática do empreendedorismo, pois alia criatividade e inovação, que são dois fatores essenciais para o sucesso de um novo negócio.

O marketing de empreendedorismo foca na inovação, a partir das necessidades do mercado e da própria intuição do empreendedor e visa atingir potenciais clientes e outros grupos de influência que procurem por algo inédito no mercado.
Esse tipo de marketing reúne estratégias para criar um nicho específico dentro de determinado segmento, para atender a clientes que busquem por algo novo, que ainda não encontraram na concorrência.

Confira algumas estratégias para investir no marketing de empreendedorismo:

marketing digital

Definas metas possíveis de alcançar: É comum querer se inspirar nos cases de sucesso de grandes empresas para montar suas estratégias de marketing. Mas tentar aplicar as mesmas estratégias para a sua empresa poderá ter efeito nocivo, principalmente se ela for nova e pequena. Portanto, considere seus recursos disponíveis, sua experiência e o tempo em que atua no mercado, seu fluxo de vendas e lucratividade. Com essas informações, você poderá estabelecer as metas que irá alcançar.

Monte um planejamento: Levando em consideração os dados conseguidos na etapa anterior, monte um planejamento estratégico de marketing, incluindo metas a serem alcançadas e seus prazos. Com esse planejamento também é possível descobrir custos e possibilidades de erros e acertos.

Esteja online: Acesse seu site e avalie sua navegabilidade. A página carregou rápido? As informações podem ser encontradas facilmente? Que tal investir em SEO para aumentar a visibilidade da página?

Alimente seu blog com conteúdos interessantes: Que tal uma postagem semanal sobre o mercado em que você atua? Invista em posts regulares nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn. Mantenha suas páginas atualizadas. Se a sua empresa ainda não tem site, blog ou perfis nas redes sociais, já passou da hora de criá-los. Isso tudo faz parte do processo de construção da sua marca.

Envie e-mails marketing: Essa ferramenta é essencial para manter um marketing empresarial bem sucedido e consiste em captar o e-mail do público-alvo para enviar conteúdos relevantes. Os e-mails marketing podem ser enviados diariamente (mas cuidado para não lotar a caixa de e-mail dos seus contatos).

Há diversas ferramentas online capazes de auxiliar no processo de marketing de empreendedorismo. Entre elas:

Survey Monkey: é um criador de questionários online gratuito para pesquisas. Assim você pode ouvir os seus cientes e oferecer um produto ou serviço cada vez melhor.

Quick Sprout: essa ferramenta vai avaliar como está a acessibilidade e visibilidade do seu site, comparando-o com os concorrentes, apontando erros e sugerindo edições.

MailChimp: ele dispara até 2.000 e-mails marketing no plano grátis e disponibiliza templates que possibilitam construir uma newsletter profissional.

Muitos empreendedores ainda não se preocupam em investir em marketing de empreendedorismo para a gestão empresarial. Esse é um erro fatal, pois na tentativa de poupar recursos em estratégias de vendas, você acaba perdendo clientes e não obtendo retorno no seu negócio.

Um negócio bem sucedido não é feito apenas de ganhos, mas de investimento, que pode gerar ainda mais lucro e abrir novas portas para a sua empresa.

CTA eBook01

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!