Apresentação de produtos e serviços: cause uma ótima primeira impressão!

uma ótima primeira impressão

Todo empreendedor deseja obter sucesso em seus negócios e fechar o maior número de vendas.

Para atingir a meta, é preciso ter em mente que não basta vender um produto ou serviço de qualidade, é necessário descobrir a melhor forma de chamar a atenção do consumidor.

A apresentação dos produtos e serviços da sua empresa é o passo inicial para despertar a atenção de futuros clientes.

Neste passo, é fundamental salientar a importância da qualidade e da eficácia daquilo o que você está oferecendo, disponibilizando a maior quantidade de informações, além de mostrar ao cliente porque você é melhor que a concorrência.

Como prega o dito popular, a primeira impressão é a que fica. E seu cliente certamente se lembrará do seu produto pela imagem que ele passa.

uma ótima primeira impressão

Confira algumas dicas para fazer uma apresentação adequada de seus produtos e serviços:

1) Não venda produtos/serviços, venda seus benefícios

Quando o cliente lhe procura, muitas vezes ele não sabe exatamente o que precisa. Ele tem um problema, mas não sabe solução. Ofereça ao cliente essa solução. Liste os inúmeros benefícios que seu produto/serviço pode proporcionar, sempre focando no público que deseja atrair. Com algumas técnicas de persuasão, você consegue captar a atenção do cliente. Por isso, é fundamental conhecer bem o seu produto.

2) Conte a história da sua empresa

Tão importante quanto apresentar o seu produto/serviço ao cliente, é apresentar a sua empresa a ele. Conte a sua história, diga ao seu cliente qual era sua ideia inicial ao abrir uma empresa, como ela surgiu, quais as dificuldades que enfrentou para chegar aí, se você contou com a ajuda de um sócio, parceiro ou amigo e mostre como sua empresa cresceu até agora. Assim o cliente poderá se identificar com a sua história, o que os tornará  mais próximos.

3) Preocupe-se com a aparência do seu produto/serviço

Não é só de benefícios que um produto vive. Se quiser passar uma boa impressão aos seus clientes, monte um catálogo (impresso ou on-line) contendo fotos do seu produto ou os resultados que seu serviço proporciona. Nesta etapa, o ideal é contratar uma agência de publicidade, que irá propor as melhores formas de formular o seu catálogo, além de contar com profissionais especializados em fotografia, edição de imagens, impressão e diagramação.

4) Invista na divulgação de seu produto/serviço

É importante divulgar o seu produto/serviço no maior número de canais possível, pois assim ele terá mais visibilidade e alcance para seus futuros clientes. Hoje há diversos meios de divulgação, paga ou gratuita, on-line e off-line, seja com propaganda boca a boca, anúncios em mídia impressa, anúncios on-line (e-mail, redes sociais), rádio, TV, por meio de representantes de venda, eventos, feiras comerciais e conferências.

5) Ofereça degustações e “test-drive”

Como consumidores, nos sentimos mais seguros em adquirir um produto/serviço se antes pudermos experimentá-lo. Permita que os clientes experimentem os produtos gratuitamente antes de levá-los, para que comprovem sua qualidade e seus resultados. Ofereça amostras grátis, degustações, contrate promotores que instruam o cliente como usar o seu produto/serviço e ofereça serviços com adicionais sem custo para os primeiros que levarem.

6) Aposte em ofertas e promoções

Aproveite as datas comemorativas, como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, e os eventos varejistas, como a Black Friday, para baixar os preços e oferecer vantagens por tempo limitado. Crie programas de fidelidade ao cliente que comprar sempre com você e dê prêmios e benefícios exclusivos a clientes antigos. Oferte produtos/serviços em dobro pelo preço de um ou, na compra de um produto/serviço, ofereça outro gratuitamente.

Uma boa apresentação de produtos e serviços é a base para quem deseja ter sua marca reconhecida e escolhida por um bom número de clientes.

Desta forma, você atrai novos clientes, que o indicarão para outros futuros clientes, fazendo com que sua marca seja consolidada no mercado em que atua.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!