Como montar uma tabela de preços certeira!

tabela-de-precos

Se você está começando a colocar em prática os planos de abrir seu próprio negócio, já deve saber o quão difícil é determinar quais serão os preços de cada produto ou serviço específico.

São muitos quesitos a se considerar antes de colocar o número depois do cifrão: qual o preço médio da concorrência? Na atual situação econômica do país, quanto meus clientes estarão dispostos a pagar?  O preço que estou cobrando me dará uma margem de lucro segura? E outros fatores exclusivos, como a qualidade do seu produto ou serviço comparado à concorrência e também o valor que ele agrega ao cliente.

 

A importância da tabela de preços

tabela-de-precos

Para garantir o crescimento do seu negócio de maneira contínua e saudável, é imprescindível calcular os custos do seu produto ou serviço. E a maneira mais fácil de organizar esses cálculos é montando uma tabela de preços.

Para montar uma tabela de preços bem completa, é preciso considerar dois fatores: as despesas fixas e os custos variáveis.

  • Despesas fixas: são os gastos relacionados à estrutura da sua empresa, como aluguel, energia, água e salários.
  • Custos variáveis: são todos os gastos relacionados ao seu produto ou serviço, como comissões, embalagens e impostos diretos de venda.

Para definir o preço de venda, é necessário chegar a um valor que cubra todos os seus custos, considerando o lucro e o investimento.

Com uma fórmula simples, é possível chegar a um resultado. Veja:

 

CUSTOS + DESPESAS + LUCROS = PREÇO DE VENDA

 

Para serviços: o valor será calculado com base no tempo que o serviço leva para ser executado. Calcule o número de horas de serviços que sua empresa presta mensalmente e saiba quanto cobrar pelo tempo do serviço somado ao preço de cada serviço prestado.

Para produtos: aqui, o cálculo se baseia no valor investido para a fabricação do produto e também no faturamento previsto da sua empresa.

 

Centro de Custo

O Centro de Custo é uma ferramenta que segmenta diferentes setores e atividades dentro de uma organização. Ele irá lhe ajudar a definir os gastos e lucros da empresa, indicando as despesas individuais dentro de cada setor.

Com esta divisão de departamentos, você consegue definir melhor quanto está gastando e quanto está recebendo e consegue calcular de forma mais precisa a sua lucratividade.

 

Lei da Oferta e da Demanda

Essa lei descreve o comportamento predominante dos consumidores quando adquirem produtos e serviços em um determinado período.

  • Quando a oferta é maior do que a demanda, o preço do produto ou serviço tende a cair.
  • Já quando a demanda supera a oferta, o preço tende a subir.

A relação entre a oferta e a demanda leva a uma estabilização do preço. Isso porque da mesma forma que a oferta influencia a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos pode aumentar e diminuir os preços dos produtos e serviços.

Entre os principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor, estão:

  • A variedade de produtos e serviços
  • O poder de aquisição
  • E, principalmente, as necessidades do consumidor

Para manter uma margem de segurança, você ainda poderá calcular o seu ponto de equilíbrio, que é o mínimo que sua empresa precisa faturar para não ficar no prejuízo.

A tabela de preços irá definir o preço final do seu produto ou serviço.

Não se esqueça de considerar um preço justo e de sempre levar em conta os preços praticados no mercado, o que poderá até gerar um lucro maior do que o esperado.

 

Monte sua tabela de preços no Negocie

lista-de-precos

Com as inúmeras funcionalidades do Negocie, você vai conseguir montar sua tabela de preços de forma mais simples e rápida.

Você tem muitos clientes e uma tabela completa de preços? Com o Negocie, você pode importar suas tabelas de preços e acessá-los rapidamente quando estiver montando uma nova proposta comercial.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!