Cadastro de clientes: tenha tudo organizado

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Se você sente que seus negócios estão crescendo e você não está dando conta de gerenciar tantas informações, talvez seja a hora de criar o seu cadastro de clientes. Criar um cadastro para cada um de seus clientes vai lhe auxiliar na importante tarefa de organizar o seu negócio e manter-se atualizado sobre quem é seu público-alvo.

Você precisa fazer um cadastro de clientes e não sabe por onde começar? Confira essas dicas do Negocie e crie seu cadastro de clientes agora mesmo!

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Principais informações para criar um cadastro de clientes

Para começar a cadastrar seus clientes, você vai precisar de algumas informações básicas, como:

Nome completo – mesmo que seu negócio seja pequeno e você trata seus clientes pelo primeiro nome ou pelo apelido, pense que um dia seu negócio irá crescer e você terá diversos clientes chamados João. Por isso a importância de cadastrar o nome completo de seu cliente.

Sexo – alguns nomes são unissex, como Ariel, Dominique. Portanto, lembre-se sempre de anotar essa informação para oferecer a forma de tratamento correta ao seu cliente.

CPF – o CPF irá servir para facilitar a busca no cadastro de clientes, já que essa informação é única e exclusiva para cada cliente.

Data de nascimento – a data de nascimento irá definir a idade do seu cliente e servirá para facilitar a identificação de seu público-alvo.

E-mail – cadastre um e-mail válido para enviar material relevante para seu cliente, como promoções, avisos de lançamentos, e-mails marketing ou até mesmo para o departamento financeiro enviar cobranças. Lembre-se sempre de pedir autorização para ele antes de enviar qualquer email!

Telefone – o telefone provavelmente será a principal forma de contato entre a sua empresa e o seu cliente, portanto, anote todos os números que seu cliente possui.

Endereço – mantenha o endereço do cliente sempre atualizado para o caso de envio de correspondências e cobranças.

Empresa – dependendo do seu tipo de negócio, você irá prestar serviços para grandes empresas e empreendedores. Se for o caso, vincule o nome do seu cliente ao nome da empresa em que ele trabalha.

Além das informações obrigatórias, você também pode incluir ao seu cadastro de clientes uma breve apresentação pessoal do cliente, como hobbies, principais produtos e serviços que ele consome com você, além de um campo para observações.

 

Os clientes mudam de telefone, de e-mail e de endereço. Então, não se esqueça de manter o seu cadastro de clientes sempre atualizado.

 

A importância do cadastro de clientes

A base de todo negócio é o relacionamento que você estabelece com seus clientes.

Além de ajudar a manter os seus clientes mais próximos do seu negócio, o cadastro de clientes ainda possibilita a coleta de dados relevantes para o investimento e crescimento do seu negócio.

Com o cadastro de clientes, vai ficar mais fácil solicitar feedbacks de seus clientes, onde eles poderão apontar o que mais gostam e o que menos gostam nos seus produtos e serviços, o que possibilita identificar onde você precisa melhorar para oferecer o tipo de produto ou serviço perfeito.

Além disso, com o cadastro de clientes você pode montar uma estratégia pós-vendas ágil e eficaz. Com os números de telefone e o e-mail do seu cliente, você pode entrar em contato para oferecer novos produtos ou até mesmo agendar a entrega de um produto ou serviço que seu cliente costuma comprar periodicamente.

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Usando a ferramenta certa

Você pode criar seu cadastro de clientes a partir de uma simples planilha em Excel.

Há também diversas ferramentas disponíveis online para a criação do seu cadastro de clientes.

O Negocie oferece as funcionalidades necessárias para você criar seu cadastro de clientes facilmente.

Com o histórico de propostas, você visualiza todas as vendas, permitindo traçar um perfil do cliente e determinar uma periodicidade entre um pedido e outro, facilitando a possibilidade de agendamento de entrega de produtos ou serviços. Cadastre-se em menos de 1 minuto e já saia usando!

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!
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