Histórico de clientes: como criar oportunidades de vendas

histórico de clientes

Agora que você já sabe como manter seu cadastro de clientes organizado, você vai descobrir a importância de se manter um histórico de clientes e como isso vai lhe ajudar a gerar mais oportunidades de negócio de forma útil e prática.

O histórico de clientes vai além do armazenamento de informações sobre prospects e clientes, envolve também o relacionamento entre o seu cliente e a sua empresa.

Quando as vendas aumentam e o seu negócio começa a decolar, são tantos clientes que você já não se lembra de cor de todas as informações sobre cada um deles.

O histórico de clientes serve para botar todas essas informações em ordem. Você conhece melhor os seus clientes e direciona suas ações de marketing de forma mais efetiva.

 

Lembre-se que seus clientes são a razão para o seu negócio existir.

 

A importância do histórico de clientes para a fidelização

histórico de clientes

O histórico de clientes é uma ferramenta que vai ajudar tanto na organização quanto na fidelização de seus clientes, pois permite que você consulte seus registros e possa entregar mais rapidamente os produtos que eles procuram e precisam.

Diversas empresas estão inovando e apostando em clubes de assinaturas, uma estratégia de recompra que facilita a vida de consumidores que utilizam determinado produto com frequência.

Semelhante ao plano de assinaturas de revistas e jornais, o clube de assinaturas permite que o cliente receba o produto/serviço semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, trimestralmente ou semestralmente sem precisar refazer o pedido, pois ele é gerado automaticamente de acordo com a frequência escolhida.

Se você já está apostando nesta estratégia de vendas, o histórico de clientes se torna mais do que útil, torna-se necessário.

Ter à mão o histórico do cliente é uma importante ferramenta para a empresa, pois ele irá registrar o perfil e a periodicidade de compra desse cliente. Com essas informações, seus vendedores e representantes poderão descobrir as preferências de cada cliente e ofertar novas soluções que se encaixem em seu perfil sempre que houver um lançamento de produtos na sua empresa.

Com esse histórico, você pode surpreender o seu cliente, fazendo com que ele confie na sua empresa e tenha a certeza de que está fazendo um bom negócio.

 

Preciso manter um histórico de prospects que não quiseram fechar negócio?

Manter o registro de negócios que não deram certo é tão importante quanto registrar as vendas de sucesso, pois essas informações funcionam como um feedback. Assim você poderá identificar mais facilmente o que precisa melhorar em suas abordagens, bem como as áreas em que precisa investir para fechar bons negócios e vender mais.

 

O que um histórico de clientes deve ter?

O seu histórico de clientes deve ter algumas informações básicas que identifiquem as preferências de seus clientes e prospects:

  • O número médio de compras desse cliente
  • A frequência com que ele compra com você
  • A época em que ele costuma comprar
  • A última vez que ele fez um pedido com você
  • Quanto tempo levou entre o primeiro contato até ele fechar negócio

Se você tiver um e-commerce, há alguns dados que ficam registrados online:

  • A frequência com que ele frequenta sua loja virtual
  • O número de vezes em que ele abandonou o carrinho

Tudo isso deverá ser registrado em seu CRM.

Se você ainda não possui um, saiba que o Negocie pode fazer isos por você!

No Negocie, você pode armazenar o histórico de cada negociação online e acessar de qualquer lugar. Todas as edições são armazenadas com dia e hora em que aconteceram.

Você também pode ver os relatórios das suas propostas comerciais por intervalo de tempo, por colaborador ou por cliente, separadas por status e classificadas por criação ou participação. Assim, é possível gerar métricas e fazer o follow-up com seus colaboradores.

No Negocie você pode importar seus contatos de outras plataformas com apenas um clique, e então todos eles estarão cadastrados.

Inicie com a versão gratuita!

CTA eBook01

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!