Como organizar as finanças da sua empresa: 4 dicas passo a passo para o dia-a-dia

Vender é ótimo, lucrar é melhor ainda.

Mas você sabe como controlar seus lucros?

Um dos maiores desafios para novos empreendedores ou para quem estuda abrir uma empresa é a gestão financeira.

É imprescindível que você saiba como organizar as contas, criar um fluxo de caixa e separar as finanças pessoais dos gastos com o negócio, principalmente quando estamos falando de micro e pequenas empresas.

Organizar as finanças da sua empresa é uma tarefa diária que exige organização, empenho, atenção e disciplina.

Em épocas de crise, como agora, além de te ajudar a controlar os gastos e lucros do seu negócio, a gestão financeira pode evitar que sua empresa vá à falência.

fluxo-de-caixa

Confira as dicas que o Negocie vai te dar para que você não fique no vermelho e saiba administrar e organizar as contas da empresa:

1) Faça o fluxo de caixa

O primeiro passo é analisar seu fluxo de caixa, que nada mais é do que listar os valores que foram pagos e os que foram recebidos em determinado período. É através do fluxo de caixa que você faz o controle do que entrou e do que saiu do saldo da sua empresa e consegue contabilizar o valor disponível em caixa.

2) Monte um demonstrativo de resultados

O demonstrativo de resultados indica o volume de vendas, o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. Casando todas essas informações você consegue apurar o lucro líquido da sua empresa e descobrir os custos que pode diminuir, onde pode investir e como controlar o estoque.

3) Separe as despesas pessoais das empresariais

Um erro fatal, cometido principalmente pelos novos empreendedores, é misturar as finanças pessoais e empresariais. É preciso separar a rotina pessoal da empresarial e jamais transferir o capital da empresa para o patrimônio pessoal. Tome cuidado para não usar o cartão de crédito da empresa em suas compras pessoais.

4) Aposte no uso de softwares

A tecnologia é uma grande aliada na hora de controlar as despesas da sua empresa.

Os softwares disponíveis no mercado são capazes de otimizar diversas tarefas, poupando seu tempo e dinheiro. Os mais indicados são ERP e os CRM, melhor ainda se puderem ser acessados de qualquer lugar e de forma segura.

Softwares e até mesmo aplicativos de gestão básica podem ser acessados tanto do computador, quanto de dispositivos móveis. O melhor é que tudo é simples de ser atualizado e as informações ficam armazenadas online, de forma segura. Vale à pena investir no desenvolvimento de um software personalizado para a sua empresa.

Há também diversas ferramentas online com foco na organização financeira. Confira algumas delas:

 

QuickBooks ZeroPaper

QuickBooks ZeroPaper é um sistema de controle financeiro muito fácil de usar. Com ele é possível controlar seu fluxo de caixa e elaborar relatórios com apenas um clique.

É possível liberar o acesso a múltiplos usuários e ter todas as suas contas na mesma plataforma. Você também recebe lembretes diários e não corre o risco de pagar contas em atraso.

Com design responsivo, o Zero Paper é compatível com o seu computador, tablet ou smartphone e você paga menos de R$ 0,60 por dia, sem taxa de adesão e ou multa de cancelamento.

 

Contabilizei

Com essa incrível ferramenta, você pode emitir notas fiscais eletrônicas (NFS-e), controlar o pagamento dos impostos, ver as despesas importadas do extrato bancário, registrar as despesas mensais da sua empresa e ainda fazer uma análise mais detalhada dos resultados de seus negócios.

É tudo calculado automaticamente através de um sistema de contabilidade online. Você pode facilmente calcular os dividendos através de gráficos e também pode calcular o quanto você pode reinvestir na empresa, permitindo um planejamento mais seguro.

 

Granatum

A Granatum é uma ferramenta de gestão financeira online que funciona em mais de 700 cidades no Brasil. Com ela, é possível ter uma visão completa do fluxo de caixa de forma personalizada, além de gerar notas fiscais eletrônicas, emitir recibos e boletos bancários, analisar gráficos de receitas e despesas, anexar arquivos e vinculá-los aos seus lançamentos, integrar vários usuários ao sistema e estabelecer metas, tudo dentro do sistema.

Essa ferramenta oferece 7 dias gratuitos para teste!

 

ContaAzul

Com o ContaAzul  é possível conciliar seus lançamentos financeiros e saber de onde veio e para onde foi o seu dinheiro.

Com um sistema de emissão de notas fiscais e boletos integrado ao processo de vendas, você não precisa digitar os dados do pedido duas vezes.

Seu Sistema Contábil Questor facilita a comunicação entre o seu contador e a sua empresa, tudo em um ambiente seguro para a transmissão de dados (SSL).

O ContaAzul ainda conta com sistema ERP, que integra todos os dados e processos da sua empresa em um único sistema, além de controle de estoque e inventários que dá baixa automática pelo sistema.

Os planos do ContaAzul não têm custo de implantação e você pode pagar mensalmente.

Você assina por 30 dias e, se não estiver satisfeito, pode pedir seu dinheiro de volta.

 

GuiaBolso

O GuiaBolso é um aplicativo de controle financeiro 100% gratuito.

Ele permite integrar diferentes contas bancárias dos principais bancos brasileiros e também oferece integração com algumas operadoras de cartão de crédito, como Nubank e American Express, permitindo que você faça suas transações bancárias no aplicativo, facilitando o gerenciamento de gastos.

O aplicativo GuiaBolso é bem seguro e oferece a mesma proteção de dados pessoais que os aplicativos de bancos.

Entre as funcionalidades do GuiaBolso estão a visualização do saldo e extrato de todas as suas contas, além de simulação de empréstimos em vários bancos de uma só vez.

O aplicativo também estipula metas financeiras de acordo com o perfil do seu negócio e contém uma aba com gráficos que ilustram todos os gastos de cada mês e dá uma avaliação do seu estado financeiro.

O GuiaBolso pode ser acessado por apenas um usuário por vez e está disponível para os sistemas Android e iOS.

 

Negocie

Voltado à gestão de propostas comerciais, o Negocie é um aplicativo inteligente e intuitivo que vai lhe ajudar a criar e armazenar propostas, dados de contatos e relatórios, registrando notas, discussões e comentários.

Você pode armazenar diversas propostas comerciais e compartilhá-las com todos os colaboradores envolvidos no projeto, tudo de forma organizada e registrada.

É possível criar templates personalizados, adicionando vídeos, textos, imagens, etc.

Além disso, o Negocie colabora com o aumento de vendas, o que gera mais receita e lucros para a sua empresa crescer ainda mais.

É possível saber o status de cada proposta em tempo real, o que lhe permite tomar atitudes mais rapidamente, gerando um aumento de até 20% em suas vendas e uma economia de até 2 horas no desenvolvimento de cada proposta. E o melhor: use grátis e sem tempo de experimentação!

 

Mantendo suas finanças controladas e organizadas, você terá uma noção mais específica da receita que pode gerar com o seu negócio.

Assim você pode focar no que é mais importante: o crescimento do seu negócio!

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!