Scripts de Cold Mail: 3 templates pra você abordar seus prospects de forma certeira

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Para quem diz que cold mail não funciona, vai a dica: Você sabia que 80% das vendas no mundo acontecem por causa de um cold call / cold mail bem sucedido?

Os prospects passam muito mais tempo online do que em qualquer outro meio de comunicação, por isso muita gente prefere ser prospectada via e-mail que por telefone.

A prospecção por e-mail traz inúmeras vantagens:

  • O cliente poderá ler sua mensagem de onde estiver, seja no transporte público, no elevador, numa sala de espera, no restaurante, etc.
  • Uma das primeiras coisas que as pessoas fazem pela manhã antes de iniciar o expediente é checar seu e-mail pessoal e suas redes sociais, então aproveite o gancho e envie o e-mail logo no início do dia.
  • A comunicação ficará registrada, o que facilita na hora de o cliente se lembrar do seu contato e da sua empresa.
  • Algumas pessoas simplesmente têm fobia de ouvir o telefone tocando e não costumam atender chamadas de números desconhecidos. Já o e-mail elas podem checar sem serem descobertas.
  • Quando você envia uma proposta via e-mail, o cliente poderá ler com calma e pensar melhor antes de dar uma resposta.

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Mais de 90% dos internautas tem e-mail. E quando estão no trabalho, 75% desses internautas acessam seus e-mails e apenas 3% acessam as redes sociais.

 

Pense no que você faria no lugar deles.

Quantos e-mails você descarta da sua caixa de entrada todos os dias, sem ao menos abri-los?

E por que isso acontece?

Provavelmente a resposta seja: títulos pouco atrativos, conteúdo repetitivo e irrelevante.

Se você ainda não usa o cold mail para prospectar, pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.

Mas se você já faz prospecção por e-mail mas não está conseguindo alcançar resultados, talvez esteja fazendo isso do jeito errado.

Para que seus clientes não façam o mesmo com você e saiam excluindo seus e-mails antes mesmo de visualizá-los, siga as dicas do Negocie e saiba como obter informações mais apuradas, melhorando o processo de qualificação de leads.

 

Cinco pontos que você deve se atentar antes de escrever um cold mail:

  1. Aparência
  2. Assunto
  3. Corpo do e-mail
  4. Call to action
  5. Assinatura

 

Aparência: Existe tanta informação disponível que o internauta aprendeu a filtrar o conteúdo antes mesmo de começar a absorvê-lo. Ao observar o aspecto visual de um conteúdo já decidimos se ele será relevante ou não. Portanto, torne seus e-mails mais atrativos. Use cores, fontes e emoticons personalizados.

Assunto: O assunto é um ponto decisivo para o sucesso do seu cold mail: 35% dos consumidores abrem e-mails baseados em seus títulos. Então, seja objetivo e entregue o que promete. Caracteres especiais são uma tendência forte, assim como perguntas, convites e conselhos.  

Corpo do e-mail: O conteúdo do e-mail deve ser breve, interessante, personalizado e gerar valor para que quem está lendo. O ideal é que a leitura do texto seja feita em até dois minutos. Use negrito nas palavras-chave para facilitar a leitura e links para detalhar o que for necessário.

Call to action: O objetivo principal do cold mail é agendar uma visita ou ligação com o prospect para acertar os detalhes e lhe oferecer o seu produto/serviço. Por isso, convide-o a entrar em contato com você e disponha de várias formas para que ele te encontre.

Assinatura: Na assinatura, é importante conter seu nome completo, o nome e o link para o site da sua empresa, seus contatos extras (redes sociais, telefone comercial) e uma foto sua, para ajudar o prospect a associar a mensagem do e-mail a uma pessoa específica.

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O Negocie separou 3 templates de cold mail para prospectar seus clientes de forma mais efetiva, confira:

 


Exemplo 1 – primeiro contato

Para o primeiríssimo contato com o prospect, não é necessário entrar em muitos detalhes, até porque você ainda não sabe quais são as reais necessidades deste lead. Abra espaço para que o lead entre em contato e esteja disponível para uma primeira conversa sem compromisso.

 

Assunto: 3 dicas para melhorar seus resultados com vendas

Olá [nome do prospect], tudo bem?

Sou da [nome da sua empresa] e queremos ajudá-lo a alcançar os resultados que você espera para a sua empresa, por exemplo:

  • Aumentar em até 20% o seu funil de vendas;
  • Melhorar o processo e o resultado das vendas;
  • Criar campanhas de marketing focadas no seu processo comercial.

 

Qual o melhor horário para batermos um papo e alinharmos algumas ideias?

Se preferir, dê uma olhada em nosso site [link] e veja como conseguimos ajudar outras empresas como a sua.

Um abraço,

[seu nome] – [sua assinatura]

 


Exemplo 2 – segundo contato

Após identificar o problema que o prospect enfrenta, é hora de enviar um segundo e-mail oferecendo uma solução:

 

Assunto: [nome do prospect], quer tirar sua empresa do vermelho?

Oi [nome do prospect], tudo bem?

Como não é surpresa, sabemos que a crise financeira atingiu milhares de micro e pequenas empresas como a sua.

E a [nome da sua empresa] quer ajudá-lo a vencer esse desafio e encontrar o melhor caminho para acelerar seu crescimento e vender mais.

Se estiver disposto a conversar por 15 minutos, prometo não tomar seu tempo. Assim eu posso compreender melhor o momento que você e sua empresa estão e posso lhe mostrar os resultados que consegui alcançar junto a outros parceiros.

O que acha de marcarmos uma reunião dia [data] às [hora]?

Atenciosamente,

[seu nome]

[telefone]

[Skype]

[site]

 


Exemplo 3 – quando é o prospect quem o procura

O prospect estava procurando por empresas prestadoras de serviço que tatuam no seu segmento e acabou caindo no seu site. Após uma breve pesquisada na página, ele fez o download do seu e-book. Essa é a oportunidade de ouro de lhe enviar um e-mail oferecendo seus serviços.

 

Assunto: [nome do prospect],o que a [nome da sua empresa] e a sua empresa têm em comum

Oi [nome do prospect], tudo bem?

Vi que você fez o download de um dos nossos e-books.

Eu e minha equipe temos interesse em trabalhar com profissionais de vendas que estão sempre em busca de bons resultados.

Gostaria de poder conversar com você sobre marketing e vendas e ver a melhor forma de ajudar você e sua empresa a alcançar ótimos resultados.

Poderíamos marcar uma conversa em [data] às [hora]?

Abraço,

[seu nome] – [sua assinatura]

 

Você também pode usar uma das várias ferramentas disponíveis online para criar e armazenar seus templates, como a Dardus, que possibilita descobrir os e-mails e dados dos prospects, como nome, empresa, cargo, telefone e endereço; ou então a MailTrack, que avisa quando suas mensagens foram lidas e funciona para Gmail e aplicativos Google.

Já o Rapportive é uma extensão para Gmail que reúne todas as informações sobre os seus prospects na tela como um cartão de visitas. Com ele, você tem acesso a todos os dados sobre a pessoa com quem você está trocando e-mails.

Outra extensão interessante do Google é a Streak, um CRM integrado ao Gmail que permite saber quando e onde um prospect leu seu e-mail, além de agendar o envio de vários e-mails personalizados, diferente do disparo de e-mails marketing, onde há pouca ou nenhuma personalização.

Estes são apenas alguns exemplos dos tipos mais comuns de cold mail que dão resultados. Mas você também pode criar seus próprios templates de acordo com o perfil de cada prospect.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!