Posicionamento: Aprenda como se diferenciar da concorrência e domine o mercado

posicionamento

No começo de todo negócio, tudo o que importa é vender cada vez mais.

Mas com o passar do tempo, conforme você adquire experiências e aprende com elas, percebe que não há como progredir em qualquer mercado se você não segmentar o seu público para melhor compreendê-lo e criar exatamente aquilo o que ele precisa e procura.

Se você quer criar uma marca exclusiva, pioneira e ser visto de forma diferente pelos clientes, precisa criar soluções que ninguém no mercado tem.

E o posicionamento é a ação de criar produtos e serviços aliados a uma imagem exclusiva na percepção dos consumidores.

A sua estratégia de posicionamento é que irá definir o seu potencial.

diferenciar-da-concorrencia

 

Qual a importância da diferenciação?

Por que apostar na diferenciação se várias empresas apostam no mais do mesmo e estão há anos no mercado?

A resposta está em onde você quer chegar.

Você quer ser uma empresa mais do mesmo, mantendo sua margem de lucro constante e estabilizada? Ou você quer aumentar seu nível de qualidade e, consequentemente, atrair clientes qualificados e lucrar mais?

Você quer estar há anos no mesmo mercado, fazendo tudo da mesma forma, sem correr riscos e sem sair do lugar? Ou você quer experimentar e correr o risco de prosperar e mudar o rumo do seu negócio definitivamente para melhor?

Você quer se comparar à concorrência ou vencê-la?

 

 Afinal, quem é minha concorrência?

Existem dois tipos de concorrências: a direta e a indireta.

Seus concorrentes diretos são todos aqueles que comercializam produtos ou serviços iguais aos seus, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo.

E os concorrentes indiretos são aqueles que comercializam produtos e serviços semelhantes aos seus com o objetivo de conquistar o mesmo perfil de consumidor.

 

A melhor arma para vencer a concorrência é estuda-la e entendê-la.

Analisar a concorrência é a única forma de ser melhor do que ela. Mais do que isso, você deve analisar como a clientela reage à ela.

Trace o perfil de todos os seus concorrentes e monte um banco de dados com os dados das empresas que mais concorrem no segmento em que você atua.

Saiba o que estão oferecendo, como estão oferecendo, quanto estão cobrando e para quem estão oferecendo. Isso inclui um estudo aprofundado sobre seus fornecedores e público-alvo.

Descubra onde estão errando e onde estão acertando e inspire-se em seu sucesso.

Descubra o que estão planejando de novo no mercado e procure estar sempre um passo à frente da concorrência.

Confira algumas dicas de posicionamento para se destacar em meio à concorrência e alavancar o crescimento e a visibilidade da sua marca:

posicionamento

 

Crie valor para o seu produto.

Diferente de preço, valor não nos remete a cifrões, mas ao benefício que seu produto ou serviço representa, ou seja, as soluções ele pode lhe oferecer, quais problemas promete solucionar e como ele irá facilitar a vida do seu cliente.

Hoje a regra é prestar bom um atendimento sem olhar a quem, desde o seu cliente mais humilde, microempreendedor, até a multinacional que praticamente sustenta o seu negócio.

Uma dica: venda valor e não preço. O cliente qualificado não vai se importar em pagar um pouco mais por um produto ou serviço de qualidade superior. Faça o seu produto/serviço valer o quanto custa. Ofereça qualidade e resultado.

Você precisa acreditar no que vende, senão passará apenas a imagem de um charlatão cheio de lábia.

 

Quer descobrir como agregar valor ao seu negócio e usar o marketing de relacionamento ao seu favor? Confira nosso post Como criar valor para o meu produto ou serviço

 

Pense em inovação.

Invista e contrate uma equipe especialista em novos negócios, para estudar, descobrir e trazer o novo para a sua empresa.

No mercado brasileiro, ainda é comum encontrar resistência à tecnologia, provavelmente porque investir no novo não é barato. Mas o investimento vale a pena. O que você gasta hoje é o que você economiza amanhã em questão de otimização e agilidade nos processos.

As empresas que apostam e investem em inovação estão mais perto de crescer, se destacar no mercado e vencer a concorrência.

Isso inclui tecnologias, automação de processos, além da adequação dos valores da empresa à atualidade e aos interesses do cliente atual, como: pensar em formas de produzir sem agredir o meio ambiente, criar soluções que ajudem a diminuir as perdas e o desperdício de matéria-prima, etc.

 

Qualifique sua equipe para o novo.

Uma equipe engessada e com vícios de trabalho não combina com o clima de inovação que você está querendo agregar à sua marca. É importante oferecer treinamento periódico, reciclagem de funcionários e a contratação de novos especialistas para diversos setores da empresa, como criação, marketing e prospecção.

Seu novo quadro de funcionários deve ser engajado, atualizado e estar em acordo com as novas definições de missão e valores da empresa.

Crie um programa de treinamento e crescimento efetivo na sua empresa para se diferenciar dos concorrentes. Afinal, colaborador capacitado se sente mais motivado e gera muito mais resultado.

 

Use as estratégias corretas.

Não faça com que seu sucesso seja passageiro.

Pense em estratégias de marketing que tragam resultados e faça análises periódicas para medir esses resultados, bem como para saber o que melhorou e o que precisa ser melhorado.

Pense numa estratégia de marketing que dê ênfase ao conteúdo, ao produto e, principalmente, ao bom relacionamento com o cliente. Enquanto as ações de conteúdo engajam, as estratégias de relacionamento constroem laços com os clientes, estabelecendo relações duradouras.

 

E, por fim, crie uma imagem única para a sua empresa.

A empresa que tiver um posicionamento bem definido será capaz de inspirar uma imagem de confiança e credibilidade em seus clientes. Por isso a construção da identidade da sua marca é importante. Com um branding bem elaborado, sua marca será lembrada de forma positiva.

Pense numa repaginação da sua imagem. Isso inclui um novo site mais engajado, um logotipo repensado e significativo.

Não se esqueça de alinhar todas essas mudanças aos valores da sua empresa.

 

Não sabe por onde começar? Dê uma espiada no post O que é Branding e como isso pode ajudar a minha empresa? e crie uma personalidade pra o seu negócio!

  

Agora que sua empresa vai atingir a notoriedade e visibilidade que você tanto precisa, que tal algumas dicas para gerenciar seu negócio em expansão?

Confira 6 dicas de como melhorar sua gestão empresarial e otimize o tempo que você gasta para  monitorar o seu negócio.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!