SMARKETING: descubra o significado e as vantagens ao unir marketing e vendas

smarketing

Você já ouviu falar em smarketing?

Smarketing é a junção das palavras em inglês sales e marketing, ou seja: vendas e marketing.

Smarketing é o alinhamento das equipes de marketing e vendas tendo em vista os mesmos objetivos dentro de uma empresa. Esse alinhamento proporciona e facilita a comunicação entre ambas as equipes para que, juntas, possam atingir suas metas com mais rapidez e eficácia, além de facilitar a mensuração das metas e o acompanhamento dos resultados.

Você já percebeu que as equipes de marketing e de vendas são geralmente opostas dentro de uma organização? Uma fala da outra com ar de negatividade e competitividade.

Mas por que essa competitividade, já que ambas as equipes jogam no mesmo time e têm um único objetivo de vender mais e com qualidade?

Isso acontece porque as equipes de marketing e vendas, apesar de estarem lado a lado, muitas vezes acabam ficando desalinhadas.

Na rotina de negócios, cada equipe acaba focando apenas em suas próprias metas para solucionar seus próprios problemas.

E o smarketing existe para promover a harmonia entre os profissionais de marketing e os profissionais de vendas, para que atinjam o mesmo objetivo: gerar lucros para a empresa.

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Quais as vantagens de usar o smarketing?

Mesmo com toda a rivalidade que existe entre as duas equipes, as empresas continuam obtendo lucros de uma forma ou de outra.

Então por que devo investir no smarketing? Simples! Para agilizar e facilitar todo o processo de vendas e captação.

Se você pode fazer o que todos estão fazendo com mais agilidade e eficiência, por que não fazer?

Confira apenas algumas das vantagens que o smarketing pode oferecer para a sua empresa:

 

O smarketing ajuda a aumentar as taxas de conversão:

A equipe de marketing tem como principal atribuição segmentar o seu público-alvo, descobrir como atingi-lo, criar campanhas e mensurar os resultados. Já a equipe de vendas é responsável por negociar, fazer a oferta na hora certa e concluir a venda.

Se a equipe de marketing souber como se vende e a equipe de vendas souber como se cria uma campanha, uma vai absorver as estratégias da outra e ambas serão capazes de criar uma campanha arrasadora.

 

O smarketing funciona em qualquer empresa

Não pense que, pelo tamanho da sua empresa ela não está qualificada para adotar o smarketing.

Também não importa o segmento em que sua empresa atua. Unir os dois times traz resultados significativos para qualquer empresa e você pode começar com essa estratégia a qualquer momento.

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Como implementar o smarketing no seu negócio?

Para que o smarketing traga resultados, é preciso adotar algumas medidas.

1) Saiba quem é seu cliente em potencial: É preciso conhecer bem o seu público-alvo para que ambas as equipes concordem e redirecionem seus esforços para um só lugar.

Não sabe como segmentar o seu público-alvo? Que tal criar um personagem fictício que reúne todas as características que seu cliente em potencial apresenta? Aprenda como lendo nosso post Como criar a persona ideal para o meu negócio!

2) Defina bem os objetivos: Reúna as duas equipes para que juntas possam ouvir e sugerir as melhores práticas nesse processo de unificação. Será necessário atribuir bem os papéis e responsabilidades de cada equipe, além de discutir as metas e exigências de cada área. É importante que todos sejam incluídos para que possam alcançar o mesmo objetivo. Não se esqueça de reforçar a visão, missão e valores da empresa nesse processo, pois tudo deve ir de encontro a esses princípios.

3) Implemente o SLA em seu negócio: SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) são mecanismos criados para que diferentes áreas da sua empresa (como vendas e marketing) se alinhem para alcançar os mesmos objetivos.

O SLA serve para documentar os compromissos que cada equipe assume para atingir os mesmos objetivos.

Saiba mais sobre o SLA e como essa técnica pode ajudar a sua empresa a crescer conferindo nosso post: SLA: Saiba o que é e como essa sigla pode ajudar a sua empresa a crescer

4) Crie um programa de gerenciamento para as equipes trabalharem: Com um simples software, você será capaz de reunir todas as informações que ambas as equipes produzirem em um só lugar, deixando tudo registrado e acessível para toda a equipe. Isso evita que as equipes acabem se atrapalhando com informações não oficiais e ajuda a manter a ordem do negócio.

5) Atualize as informações sempre que necessário: Tanto no setor de marketing quanto no setor de vendas, à medida que novos clientes surge e novas tecnologias aparecem, os processos precisam ser revistos e redefinidos. Tudo muda muito rápido e tanto a equipe quanto o sistema devem ser atualizados constantemente, visando à melhoria dos processos. É importante manter-se atualizado para caminhar lado a lado com a concorrência.

6) Apresente os resultados à equipe: Para fazer um bom trabalho, é importante que todos saibam a importância que aquilo representa para a sua empresa. E para que todos se sintam motivados, você deve apresentar os resultados positivos a ambas as equipes. Mantenha uma boa comunicação com todos e marque reuniões regularmente para alinhar os processos e apresentar os resultados.

7) Dê feedbacks constantes: O feedback, ao contrário do que muitos pensam, é algo extremamente positivo, pois oferece a oportunidade de saber onde acertamos, quais os resultados que trouxemos e o que podemos melhorar. Suas equipes precisam disso e a melhor forma de se obter um feedback é quando ele vem do próprio cliente.

 

Não sabe como solicitar a avaliação do seu cliente? Aprenda algumas Dicas para obter feedback de seus clientes e prospects e não ser visto como chato!

 

8) Confie nos números: Para que você consiga saber se o smarketing está dando certo e trazendo os resultados esperados, você e sua equipe precisam ficar de olho dos resultados. É necessário avaliar o desempenho das SLAs, reunindo informações como: número de leads, número de conversões, lucros e taxas de vendas, bem como outras informações relevantes que comprovem o sucesso dos alinhamentos entre vendas e marketing.

Avalie os resultados de suas campanhas semanalmente e analise o que melhorou e o que precisa ser melhorado. Crie relatórios mensais com os diagnósticos completos e continue usando as métricas que deram certo.

Quando devidamente alinhadas, as equipes de marketing e vendas conseguem atingir resultados inacreditáveis!

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!