Saiba como definir seus objetivos de marketing com a estratégia SMART

Quem almeja pelo crescimento e sucesso do seu negócio precisa saber exatamente aonde quer chegar.

E para definir os objetivos de marketing de toda uma empresa, você precisa ter em mente duas coisas. Primeira: é preciso ser otimista. E segunda: é necessário ser realista.

Jogue toda a sua inspiração, motivação e ação na busca pelo sucesso, tenha cuidado para não sonhar alto demais e acabar estabelecendo metas inalcançáveis. Trace uma linha reta e estabeleça o equilíbrio entre uma ponta e outra.

Por isso, traçar metas e definir os objetivos é tão importante. Melhor ainda quando isso é feito durante a fase de planejamento do seu negócio.

Mas se você já passou dessa fase, não se preocupe. O Negocie vai te mostrar uma técnica poderosa para otimizar e reduzir o tempo que você gasta para fazer seu planejamento financeiro: a estratégia SMART.

O que é a estratégia SMART?

Essas são as cinco letras mágicas para definir seus objetivos de marketing do seu negócio com foco e organização:

 

SPECIFIC (Específicos): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa

MEASURABLE (Mensuráveis): os objetivos devem ser mensuráveis em termos de resultados

ATTAINABLE (Atingíveis): os objetivos definidos devem ser possíveis e alcançáveis

REALISTIC (Realistas): os objetivos devem ser realistas e considerar os meios que os permitem

TIME-BOUND (Temporizáveis): os objetivos devem ser definidos em termos de duração

 

Objetivos específicos: Especificar uma meta significa criar uma espécie de manual que padronize as atividades agora e no futuro. Mas padronizar não quer dizer perpetuar, afinal, o marketing muda o tempo todo e as estratégias devem ser reavaliadas de tempos em tempos.

Objetivos mensuráveis: Aquilo que não se mede não pode ser gerenciável. As metas não têm como único objetivo definir se elas foram alcançadas, mas também para medir resultados e mostrar o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido.

Objetivos atingíveis: Não adianta estabelecer uma meta tão alta que não possa ser atingida. Isso desmotiva a sua equipe e torna a meta inútil. Também não é indicado estabelecer metas tão baixas que não exijam colaboração da equipe e não tragam resultados.

Objetivos realistas: Uma meta só é relevante quando faz a diferença para seu cliente e torna sua vida mais fácil. Estabelecer uma meta apenas para conquistar o status de “empresa mais produtiva”, mas que produz sem qualidade irá servir apenas para consumir tempo e dinheiro.

Objetivos temporizáveis: Para estabelecer metas e alcançar objetivos, precisamos definir também os prazos. Pois se você não estabelecer um prazo para a realização de cada tarefa, seu objetivo final poderá ser prejudicado.

 

Resumo simples de um planejamento utilizando a estratégia SMART:

Quero um aumento de 75% de faturamento mensal (Específico), a partir da oferta de novos serviços digitais (Atingível), dentro de seis meses (Temporizável).

Segundo os cálculos, será necessária a aquisição de pelo menos dois novos clientes com ticket médio de R$X, ou aumento do ticket médio dos atuais em R$Y (Mensurável).

Com a entrada desta receita, esperamos conseguir um lucro anual muito maior, conseguindo inclusive um case de sucesso e investindo na capacitação dos profissionais (Realista).

 

Algumas perguntas que você deve se fazer para descobrir quais são seus objetivos:

Tratando-se de clientes

  • Após uma investigação profunda, muito estudo e empatia, quais novos produtos você acha que poderia desenvolver para resolver os problemas e satisfazer as vontades de seus prospects e cliente?

Precisa de ajuda para selecionar seu público-alvo? Saiba Como qualificar e classificar seus prospects aqui!

  • Como você pode agregar valor aos seus clientes e prospects com seus produtos e serviços?

Tratando-se do seu negócio

  • Quais produtos e serviços você pode desenvolver para inovar, considerando o mercado em que atua e a situação do mercado atual?
  • Analisando a sua linha de produtos e serviços atual, é possível melhorar, atualizar ou retirar algum produto do catálogo?

Tratando-se da concorrência:

  • Você acha que precisa melhorar algum dos seus produtos ou serviços para torná-lo mais competitivo e caminhar lado a lado com a concorrência?
  • E, por fim, que mudanças você pode fazer em seus produtos e serviços que te farão chegar mais perto de alcançar seus objetivos?

Tratando-se de valores:

  • Para alcançar suas metas e cumprir seus objetivos, será preciso alterar o preço dos seus produtos?
  • Para conquistar mais clientes e gerar leads qualificados, você precisa alterar seus preços para se igualar aos concorrentes seus?
  • Você precisa permitir novas formas de pagamento ou formas de facilitar a compra aos seus clientes? Exemplos: parcelamento, carnê, crediário, desconto à vista.

Tratando-se de investimento:

  • As tecnologias que você usa são suficientes para otimizar os processos e gerar mais lucros?
  • Há alguma tecnologia disponível que poderia melhorar e agilizar os processos em diferentes áreas dentro da sua empresa?

Pesando no futuro do negócio

Considere ampliar sua área de atuação para atingir seus objetivos. Mas não se esqueça de uma pesquisa prévia e aprofundada antes de tomar qualquer decisão que mexa de forma drástica com as finanças da empresa.

Seus meios de distribuição darão conta do trabalho? Caso a resposta seja duvidosa ou negativa, vale a pena estudar uma possível ampliação.

Exemplos da técnica SMART na prática:

Para definir seu planejamento de marketing de forma assertiva, você deve identificar três pontos-chave:

 

  1. Onde você está

Para saber em que cenário você se encontra atualmente, considere os fatores sociais, demográficos, econômicos, políticos e culturais que rondam o seu negócio.

Como andam as vendas em empresas similares à sua?

Quais são as tendências do mercado em que você atua? Você está acompanhando essas tendências?

Que estratégia de marketing seus concorrentes estão usando? Está dando certo? E qual estratégia você usa?

E, claro: descubra a fundo quem são seus concorrentes.

 

  1. Aonde quer chegar

Onde você quer estar daqui determinado período de tempo? Daqui cinco meses, daqui um ano, daqui cinco anos?

Uma das melhores formas de se definir esse tipo de objetivo é utilizar a técnica S.M.A.R.T.

 

  1. Como fará isso

Com os objetivos SMART traçados, agora é hora de definir como você irá alcançar cada um destes objetivos.

 

Seu objetivo é: aumentar em 75% seu faturamento mensal

 

Estratégia: oferecer novos serviços digitais focados no marketing digital, como consultoria de branding, definição de personas, análise de métricas, e-mail marketing, cold mailing, newsletter, marketing interativo (criação de promoções, sorteios e concursos online), adwords, etc.

 

Tática: Produzir conteúdo qualificado e relevante de acordo com seu público-alvo, que traga o retorno necessário, transformando leads em clientes e clientes esporádicos em clientes fidelizados.

 

Dicas:

  • Identifique os assuntos que mais atraem e interessam seu público-alvo
  • Promova e compartilhe todos os conteúdos oferecidos;
  • Nunca deixe de mensurar e comparar os resultados atuais com resultados anteriores para comprovar seu resultado e ver o seu crescimento.

 

Traçar os objetivos de uma empresa não é tarefa fácil. Isso porque a ação envolve diversos departamentos, pessoal, tempo e planejamento.

Sem planejamento não há provento.

Mas saiba que traçar metas e objetivos é a forma mais eficiente de transformar seus planos em realidade.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!