Guia dos Gatilhos Mentais: Como antecipar a venda de produtos e serviços de forma estratégica

Cliente surpreso

Criar expectativas desperta diversos sentimentos no ser humano: ansiedade, euforia, preocupação e felicidade.

Projetar o futuro e mostrar às pessoas como ele será, ativa partes do cérebro ligadas à felicidade.

Um exemplo simples e claro disso é quando vamos ao cinema e assistimos ao trailer de um filme.

A trilha sonora, a fotografia, a ação, o suspense, os closes nas cenas. Tudo isso desperta a curiosidade e dá uma pequena noção de tudo o que está por vir na estreia do filme.

Muitas vezes as expectativas foram criadas desde o anúncio de uma nova filmagem até a primeira exibição do trailer.

Esse é o gatilho da antecipação, que mexe com nossas expectativas em relação ao futuro.

Quando aplicado aos negócios, o gatilho da antecipação é usado para criar um cenário favorável, instigando a imaginação do público para o que está por vir.

No caso de produtos e serviços, é preciso mostrar um pouco de suas funcionalidades e como ele pode ajudar as pessoas, tocando suas dores e desejos.

Cliente surpreso

Como usar o gatilho mental da antecipação?

 

Não revele demais.

Numa apresentação prévia e antecipada do seu produto ou serviço, dê apenas as informações básicas. Desperte a curiosidade do público. Que tal criar hashtags antes do lançamento para que as pessoas comentem e tentem adivinhar os detalhes sobre o que você irá apresentar em breve?

Dê pouca ou incompleta informação sobre o produto ou serviço, use música envolvente e que grude na cabeça e, muito importante: use o logotipo da sua empresa no final. Crie uma apresentação marcante que fique na cabeça do público e intrigue seus clientes.

 

Aposte na propaganda.

Quando a propaganda é bem feita, mesmo quem não precisa do seu produto ou serviço vai querer comprá-lo.

Não se trata de necessidade. O ato de possuir determinada coisa acaba sendo mais prazeroso do que precisar dela.

Quando bem feita, a publicidade eleva nossas expectativas e nos deixa propensos a comprar o produto ou serviço tão logo esteja disponível.

Mas não se esqueça de caprichar também na qualidade do produto ou serviço e de entregar o que promete. Assim você não decepciona seu público e garante clientes satisfeitos e fidelizados.

Cliente surpreso

Explore esse gatilho.

Um exemplo do aproveitamento do gatilho mental da antecipação é a pré-venda de ingressos e entradas para eventos.

Pagando um valor diferenciado, seu cliente garante seu ingresso antecipadamente e poderá assistir ao evento antes do público geral. Isso lhe dará a sensação de poder e ostentação.

O cliente se sente especial por ter o ingresso antecipado em mãos e poder conferir o evento antes de seus amigos. Se você acha que seu cliente está disposto a pagar mais por isso, então não poupe esforços para fazer a sua propaganda e convencê-lo de que vale à pena.

 

Disponibilize informação.

Se você não se sente seguro o bastante para investir na pré-venda, então aposte na criação de conteúdo e de material gratuito a respeito do seu produto ou serviço.

Marque uma data para a “estreia” e divulgue-a em duas redes sociais.

E, quando estiver bem perto da data, comece a falar para seu público que em tal momento seu produto ou serviço estará disponível para venda.

O ideal é começar a fazer a publicidade semanas ou meses antes do lançamento, soltando poucas informações ou dicas sobre ele.

 

O gatilho mental da antecipação existe para antecipar algo que irá acontecer em um futuro próximo e gerar expectativa em seu público.

Dessa forma, você trabalha para conquistar uma legião de pessoas ansiosas e interessadas no seu produto ou serviço antes mesmo de seu lançamento, gerando uma boa demanda para ele.

Este gatilho mental pode ser usado em conjunto com outros gatilhos, como o gatilho da urgência. Saiba mais sobre esse gatilho conferindo nosso post: Guia dos Gatilhos mentais: Como utilizar o senso de urgência para vender mais.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!