Guia dos Gatilhos Mentais: como utilizar o senso de comunidade com seus clientes

Gatilhos mentais - comunidade

Todos nós temos alguns comportamentos automáticos que acabam passando despercebidos na maioria das vezes.

Com o intuito de economizar tempo e fazer suas funções com mais praticidade e otimização, nosso cérebro costuma buscar atalhos para tomar certas decisões.

Simplesmente não é possível analisar e reconhecer todos os aspectos em cada situação com que nos deparamos. Sabendo disso, nosso cérebro se rende aos gatilhos mentais, que podem ser ativados tanto para otimizar nosso tempo quanto para influenciar certos comportamentos nas pessoas, incluindo nossos clientes.

Despertar esses comportamentos mecânicos nos clientes ajudará você a vender mais e mais fácil, tendo como base a persuasão.

Após termos visto uma extensa lista de gatilhos mentais que inclui o senso de urgência, a escassez, a autoridade, a reciprocidade, entre outros, falaremos agora sobre o gatilho mental da comunidade.

Gatilhos mentais - comunidade

O que é o gatilho mental da comunidade?

Imagine que você gosta de um tipo de música que a maioria das pessoas não aprecia.

Esse estilo musical não costuma tocar em qualquer bar ou casa de shows, pois é um estilo seleto e é inclusive difícil de encontrar bandas e CDs que reproduzam esse estilo.

Você sabe que poucas pessoas compartilham do seu gosto e sente-se feliz e até surpreso quando conhece alguém que também aprecia seu estilo musical.

Sua música não toca em qualquer lugar, então quando você a ouve tocando em qualquer lugar que não seja o seu rádio você sente que finalmente encontrou o seu lugar, você se sente incluído em seu ambiente.

É algo raro, difícil de achar, então quando você encontra, você se sente na sua comunidade.

 

O gatilho da comunidade desperta a sensação de exclusividade, de ser especial, de estar acolhido dentro do seu meio, com pessoas que têm gostos em comum com os seus. Esse gatilho faz você se sentir à vontade em um meio seleto.

É característica do ser humano se sentir bem ao ser acolhido e pertencedor de algum grupo.

O ser humano tem a necessidade de viver em comunidade, há um efeito psicológico positivo muito grande quando nos sentimos parte de um grupo.

 

Como usar o gatilho mental da comunidade?

Uma grande sacada são as campanhas nas redes sociais onde um grupo seleto de pessoas que adquiriu determinado produto ou serviço tem direito a usar um código para acessar páginas, jogos ou conteúdos exclusivos.

Essas pessoas receberão conteúdo diferenciado em primeira mão, ao contrário de quem não faz parte desse grupo. Quem está de fora se sentirá excluído e terá vontade de pertencer ao grupo.

Empresas com muitos seguidores nas redes sociais tendem a passar mais credibilidade na hora de aplicar esse gatilho mental, seja em forma de comentários em posts de blogs, visualizações em vídeos, curtidas ou compartilhamentos de conteúdo.

Gatilhos mentais - comunidade

A combinação de gatilhos mentais que faz toda a diferença

Um gatilho que combina muito bem com o gatilho da comunidade é o da antecipação.

Antes de lançar um produto, avise que há algo grande chegando. Você semeia o terreno antes de anunciar o seu produto ou serviço final. Você pode lançar algum material para atiçar sua comunidade, seja um artigo, um vídeo ou um trailer, e compartilhá-lo via e-mail marketing, via blog ou por divulgação impressa, com folders e cartões.

Revele poucos detalhes para manter o cliente curioso e despertar seu interesse. Dessa forma, você irá criar e unir uma comunidade de pessoas esperando pelo seu produto.

 

Saiba como antecipar a venda de produtos e serviços de forma estratégica!

 

Nós somos seres sociais e fazer parte de uma comunidade é fundamental para a existência humana, por isso temos a tendência de seguir e concordar com a maioria.

Se todo mundo fala bem, é porque tem qualidade. Se todo mundo está comprando, é porque é bom.

Como seres comunicáveis, gostamos de conversar, interagir e conviver com pessoas que falam a mesma língua, que gostam do que gostamos e frequentem os mesmos lugares.

O gatilho mental da comunidade serve para fazer as pessoas se sentirem exclusivas.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!