Perfil Empreendedor: 4 Características de um empreendedor de sucesso

perfil-empreendedor

Muitos empreendedores sonham em ver o negócio crescer rápido e desenfreado. Mas sabemos que gerir uma empresa não é tarefa fácil.
Esse post vai para você que quer ver o negócio deslanchar de forma saudável e constante.
Confira quais são as principais características de um empreendedor de sucesso, reunidas aqui tendo como inspiração empresários que começaram do zero.

Há diversas qualidades e características que um empreendedor deve ter para garantir a rentabilidade do negócio, mas há quatro características essenciais para garantir o seu sucesso, não importa o tamanho da sua empresa.

Confira quais são:

  • Liderança;
  • Marketing e Vendas;
  • Criação e Melhoramentos;
  • Organização.

empreendedor

1) Liderança
O responsável pela liderança de uma empresa geralmente é o CEO, que fará o direcionamento da empresa, estabelecendo pilares como visão, direção e cultura.
O CEO quase sempre é também o fundador da empresa, aquele que teve a ideia inicial que se transformou em negócio.
E é também a pessoa que ficará responsável por criar o manual de melhores práticas para resolver os possíveis problemas que surgirão na empresa, seja com clientes, fornecedores, parceiros, etc., o que é normal em qualquer companhia.
O CEO certamente é a pessoa que terá a visão mais ampla do negócio, pois ele a idealizou e a transformou e realidade. Então, nada mais justo que essa pessoa agir como um guia, norteando seus sócios e colaboradores para que todos conheçam e sigam os princípios da empresa. Isso vale para todas as áreas, desde a produção, a venda e o pós-venda de produtos e serviços.
Apesar de contar com um profissional de RH em sua equipe, o CEO também fica responsável na hora de escolher quem fará parte do seu time. É função dele filtrar as mentes brilhantes na hora da contratação.
Ele também deve eleger um cargo de confiança que o substituirá em sua ausência, essa pessoa será seu braço direito.
O perfil de tomador de decisões é fundamental para o sucesso de uma empresa e deve ser adotado por todo empreendedor.

2) Marketing e Vendas
Os profissionais de marketing e vendas ficam responsáveis por atrair clientes em potencial e convertê-los em clientes. Ou seja, conquistar aqueles consumidores que estão apenas interessados no seu negócio e leva-los ao fechamento da venda.
Ambos precisam trabalhar juntos e em sincronia para manter uma empresa viva.
Sabemos da fama que esses dois profissionais têm. Há muitos casos em que as áreas de vendas e marketing não se conversam por se enxergarem como rivais, e á aí que está o erro.
Muitas empresas não vão para frente pois os setores de marketing e vendas não estão trabalhando em sintonia.
Para evitar esse problema, educar seus colaboradores e não correr riscos desnecessários, existe uma estratégia infalível que une as duas equipes: o SLA, ou Service Level Agreement, em português, Acordo de Nível de Serviço, que nada mais é do que um acordo entre diferentes áreas da empresa.
Leia nosso artigo SLA: Saiba o que é e como essa sigla pode ajudar a sua empresa a crescer e saiba como implementar essa técnica nos processos da sua empresa.
Então, se a equipe de marketing atrai as pessoas certas para uma oferta e a equipe de vendas converte curiosos em clientes, o resultado é negócio fechado na certa.
Mas se a equipe de marketing está atraindo as pessoas erradas ou a equipe de vendas não está oferecendo as soluções certas para essas pessoas, o negócio desanda.
Por isso o SLA é tão importante.
Se você é um empreendedor e tem o perfil destas desses dois profissionais, já está a mais de meio caminho andado para o sucesso.

3) Criação e Melhoramentos
A equipe de criação é responsável por fabricar e desenvolver os serviços e produtos, enquanto a equipe de melhoramentos fica responsável por melhorar os serviços e produtos já existentes, aperfeiçoando-os pensando em oferecer a melhor experiência e atendimento ao cliente.
Imagine o profissional de melhoramentos como se fosse um engenheiro. Ele cria novos produtos, adiciona melhorias aos produtos já existentes, observa como as pessoas usam sua criação e o que poderia ser melhorado, gerando um círculo de experiência e melhoria.
Quando falamos em novos produtos, também pensamos que essa é uma ótima forma para escalar o seu negócio, ou seja, franqueá-lo e aumentar ainda mais sua rentabilidade.
Confira nosso post 4 segredos para escalar o seu negócio e confira dicas valiosas para franquear o seu negócio de forma sustentável.

Inovando na criação de novos produtos e serviços, além de escalar o seu negócio você ainda gera lucros e se destaca como referência no segmento, aumentando seu portfólio.
O empreendedor de sucesso entrega a melhor experiência na jornada de compra do consumidor. Se você é criativo e gosta de lançar produtos e serviços inovadores e que supram as necessidades do cliente, seu negócio tem grandes chances de alavancar.

perfil-empreendedor

4) Organização
O profissional da organização fica responsável por fazer com que os projetos e tarefas corram num fluxo ordenado e constante.
O Executivo de Operações é visto como o gestor de projetos. É ele quem organiza todo o fluxo de trabalho e supervisiona para ter a certeza de que todas as tarefas estão sendo entregues em dia e no prazo.
Este profissional costuma trabalhar da seguinte forma:

• Primeiro, ele separa e lista todas as tarefas relacionadas a um projeto, seja ele grande, médio ou de pequeno porte;
• Depois, ele o divide em várias etapas;
• E, por fim, atribui cada etapa entre os profissionais capacitados para desenvolvê-las.

Durante o desenvolvimento das tarefas, o profissional da organização acompanha os prazos, o andamento do projeto, tira as dúvidas dos profissionais e garante que toda a equipe esteja em sintonia e o projeto caminhe com fluidez.
Esse profissional também tem contato direto com o cliente para sanar todas as dúvidas que possam aparecer durante a realização do projeto.
Esse é um tipo de perfil que precisa de muita organização, desenvoltura e boa comunicação. Se você é empreendedor e atende aos requisitos, o sucesso da sua empresa é perfeitamente alcançável.

Embora as quatro características sejam distintas, provindas de áreas de formação diferentes, todo empreendedor deve dominá-las, sempre contando com a ajuda de profissionais qualificados.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!