10 dicas práticas para lançar novos produtos no mercado

Lancando novo produto

Quem vive de passado é museu.

A frase é clichê, mas traduz exatamente o significado de lançar novos produtos.

Muitos empreendedores acham que só a tradição de estar há décadas no mercado é o suficiente para fidelizar os clientes e fazer com que eles continuem comprando.

Mas não é bem assim. Graças à internet, o consumidor atual está muito mais bem informado e esclarecido que o consumidor de décadas atrás, e busca por novidades, por soluções que resolvam seus problemas de forma efetiva.

A inovação é o que mantém sua empresa ativa em um mercado tão competitivo e o lançamento de novos produtos é parte fundamental nesse processo.

Você está cheio de ideias para a criação de novos produtos, mas não consegue tirá-las do papel? Confira as 10 dicas do Negocie para investir e lucrar com o lançamento de novos produtos:

Livros sobre Vendas

PREPARANDO O LANÇAMENTO

#1 Descubra quem é seu público-alvo

A primeira coisa que você deve fazer ao investir no lançamento de novos produtos é a definição do seu público-alvo. Você sabe quem são seus clientes e possíveis clientes? Conhece bem o perfil deles? Para oferecer algo novo, você precisa saber o que seus clientes procuram e não encontraram no concorrente.

Se você não tem a resposta para essas perguntas, confira o post Você conhece seu cliente? 6 perguntas para conhecê-lo de verdade e descubra se o cliente está realmente interessado no seu negócio.

 

#2 Crie sua persona

Com o público-alvo definido, é hora de criar a sua persona, que nada mais é do que a personificação do seu público. É uma espécie de “personagem” que servirá como base para você redirecionar seus esforços e criar um novo produto dedicado a ela.

Confira aqui Como criar a persona ideal para o seu negócio e crie o seu “personagem”, reunindo dados como nome, idade, profissão, localização, escolaridade, classe social, hábitos de consumo e periodicidade de compra.

 

#3 Tenha um propósito

Você não deve lançar um novo produto só para provocar a concorrência. É necessário ter um propósito, um motivo real para tanto investimento.

Após analisar seu público-alvo, definir sua persona e descobrir quais são as necessidades desse público, estude quais são as melhores opções para atender essas necessidades. Nessa hora, vale a pena contar com a ajuda de um profissional de desenvolvimento de novos produtos, que é uma espécie de engenheiro que fará todo o fluxo de trabalho funcionar. Lembre-se que sem planejamento, nada sai do papel.

 

#4 Crie um conceito para o seu produto

Ao criar um novo produto, você precisará dar ele um nome, um slogan, uma identidade visual, características, benefícios, funcionalidades e evidenciar seu diferencial.

Faça uma breve busca na concorrência e veja produtos similares que são oferecidos.

Essa é a hora de praticar o benchmarking, processo de comparação de produtos, serviços e melhores práticas empresariais. Veja como fazer em nosso post O que é Benchmarking e como ter um diferencial competitivo no mercado.

Adicione seu toque especial, que será o seu diferencial, e comece a idealizar como o produto será.

A equipe de criação terá extrema participação nessa etapa e é importante que todos estejam alinhados para a criação desse conceito. Se necessário, conte com a ajuda de uma agencia de publicidade para a elaboração de todas as peças, que servirão como base para a etapa de produção do produto.

 

#5 Defina a embalagem

Após pensar no conceito, você precisará pensar em como o produto será oferecido. Como será sua embalagem? E a quantidade?

Nessa etapa, conte com a ajuda de um designer de produtos para elaborar a embalagem e rótulo do produto.

Lancando novo produto

#6 Crie uma campanha de lançamento

Agora que tudo está definido (produto, conceito, embalagem), é hora de pensar em como será a campanha de lançamento desse produto.

Quais serão as formas de divulgação? Impressa, online, TV? Em quais canais ele será divulgado? Redes sociais, sites, anúncios pagos?

Se a sua empresa ainda não tem uma forte presença nas redes sociais, é hora de apostar nisso. Todos esses detalhes podem ser acertados por uma agência de comunicação especializada.

 

LANÇANDO O SEU PRODUTO

#7 Que tal um evento?

Se você quer impactar o público, clientes e fornecedores, que tal fazer um evento de lançamento? Grandes empresas apostam nesses eventos, que podem ser coquetéis, bailes, reuniões ou encontros formais onde o seu produto estará disponível para degustação ou em um mostruário.

 

#8 COMUNIQUE AOS REVENDEDORES

Envie um comunicado aos lojistas que revenderão o produto, bem como as peças da campanha de divulgação e informações extras, como dicas de utilização, benefícios, diferencial do produto comparado a da concorrência. Assim o revendedor estará preparado para tirar as dúvidas dos clientes. Uma boa ideia é fazer displays específicos para o seu produto e reservar um lugar de destaque no estabelecimento para divulgá-lo, como uma ilha ou entrada da loja. Assim seu produto terá mais visibilidade.

 

APÓS O LANÇAMENTO

#9 Amostras e/ou degustação

Disponibilize amostras grátis do seu produto ou ações de degustação nos estabelecimentos onde ele será vendido. Assim o cliente sentirá mais segurança em adquiri-lo, além de aumentar a credibilidade pela sua marca.

 

#10 Ofertas e promoções

Crie ofertas e promoções para instigar o público a comprar o produto. Por exemplo: Campanha de divulgação – na compra de um kit, leve o outro por apenas XX reais, ou ofereça brindes na compra de um kit, desconto por tempo limitado, campanha de incentivo (compre produtos das linhas participantes e concorra a…), etc. aqui o que vale é usar a criatividade e, é claro, o bom senso para que a campanha seja efetiva e não traga prejuízos.

Com essas dicas, você estará melhor preparado para lançar novos produtos, competir lado a lado com a concorrência e apresentar seus diferenciais.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!