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Guia dos Gatilhos Mentais: como atiçar a curiosidade do seu cliente ajuda nas vendas

“O gatilho mental é a habilidade de trazer pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos”.

Este trecho foi retirado do livro As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini, professor emérito de Psicologia e Marketing na Universidade do Arizona, EUA.

Os gatilhos mentais são como atalhos que têm o objetivo de ativar alguma reação em seu alvo. Há uma intenção em cada gatilho, o segredo é usá-los de forma estratégica e ética.

Os gatilhos mentais, quando aplicados ao marketing e às vendas, podem fazer com que aquele cliente indeciso resolva fechar negócio com você. É o empurrãozinho que faltava para a conclusão de um negócio.

Hoje falaremos sobre o gatilho mental da curiosidade e como despertar essa ideia no seu cliente para ajudar a sua empresa com as vendas.

 Gatilho Mental da Curiosidade

O que é o gatilho mental da curiosidade?

O ser humano é curioso por natureza. A curiosidade é uma das emoções mais fortes que podemos sentir e torna-se quase irresistível buscar as informações para saber o final de uma história.

A busca por uma informação para saciar a curiosidade ativa partes do cérebro relacionadas ao prazer e ficamos satisfeitos ao descobrir, principalmente, os detalhes ocultos.

O gatilho mental da curiosidade desperta no prospect a necessidade de saber os pormenores, do que quer que seja, e é capaz também de despertar a necessidade de compra.

 

Como despertar o gatilho mental da curiosidade?

O gatilho da curiosidade torna-se muito poderoso quando está aliado a uma polêmica. Quando você afirma algo controverso, desperta o interesse das pessoas.

Um exemplo são os títulos das notícias clickbait, os links caça-cliques.

“Composto que seca barriga vira febre em São Paulo”. Por mais sensacionalista que pareça, esse tipo de título é campeão em cliques. As pessoas ficam atraídas pela forma como as palavras são dispostas na frase e ficam curiosas para saber que composto é esse, como ele funciona, onde encontrá-lo, detalhes estes que só descobrirão quando abrir o post.

Geralmente, esses títulos vêm acompanhados de propagandas, links para fazer a compra de um produto e do depoimento de pessoas que supostamente compraram, usaram e aprovaram.

“Peça aqui o seu composto. Os dez primeiros que comprarem levam um brinde exclusivo…”. Nesta frase, veja que o suspense continua. O que será o brinde exclusivo? Só comprando para saber.

Gatilho Mental da Curiosidade

O segredo é manter o suspense

Este gatilho é matador, principalmente no meio digital, quando você tem a intenção de gerar tráfego para o seu site, aumentar as taxas de abertura dos seus e-mails e até mesmo para a sua página de vendas.

Para ativar esse gatilho, você deve usar títulos e assuntos chamativos, de preferência com as seguintes frases ou frases parecidas:

  • Pouco conhecido
  • Informação restrita
  • O verdadeiro motivo
  • Poucas pessoas têm acesso
  • A verdade que ninguém nunca contou

 

Além de despertar a curiosidade, as expressões acima também passam a ideia de exclusividade. Se eu clicar, ou se eu comprar, terei acesso a informações que ninguém (ou quase ninguém) tem acesso.

Você também pode fazer comparações polêmicas, relacionando dois grandes assuntos que estejam em alta e que envolvam o seu segmento.

As opções são infinitas, mas não se esqueça de usar o bom senso e não fugir dos assuntos que remetam ao seu negócio.

Evite usar palavras que possam ser barradas ou censuradas pelo Google, ou que sejam consideradas spam, como as famosas black hat. Isso pode fazer com que seu site seja notificado, rebaixado de posição no ranking de busca do Google e, em algumas vezes, até banido.

Aplicando o gatilho mental da curiosidade em seu negócio, as chances de receber cliques e acessos aumentam, aumentando também as chances de vender mais.

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