fbpx

Os 7 erros mais cometidos no pós-vendas

Engana-se quem pensa que a negociação acaba quando o cliente diz sim.

Esse é só o começo de uma venda bem-sucedida.

Um bom vendedor deve entender que, por trás de cada venda, existe o esforço em manter o cliente fidelizado e fazer com que ele volte a comprar futuramente.

A esses esforços damos o nome de ações pós-vendas, que incluem todas as formas de contato com o cliente e o esclarecimento de possíveis dúvidas.

Confira quais são os 7 erros mais cometidos pelos vendedores durante o pós-vendas e veja como não repeti-los:

Pós-Vendas de Successo

#1 Não investir em pós-vendas

Em tempos de competitividade de mercado, num estalar de dedos seu cliente pode acabar abandonando a sua marca e dando preferência à concorrência. Para evitar que isso aconteça, é importante investir no relacionamento com o cliente antes, durante e após a venda.

Demonstre que o seu cliente é importante para a sua empresa e mantenha contato com ele mesmo após a negociação se dar por finalizada.

Confira dicas valiosas para um Pós-venda eficiente: saiba como fazer ações para fidelizar o seu cliente!

 

#2 Só investir em pós-vendas em momentos de crise

O pós-vendas é uma etapa importantíssima e indispensável no processo de vendas, pois ajuda a garantir que o cliente seja fidelizado.

Se ignorar essa etapa é um erro gravíssimo, lembrar-se dela apenas em momentos de crise deixará claro que sua empresa só se importa com lucros e acaba deixando para trás os investimentos.

Lembre-se que uma boa experiência é o que impactará o cliente de forma positiva. 

 

#3 Fazer um pós-vendas de forma massiva

Por outro lado, o vendedor que lota a caixa de e-mail do cliente com conteúdo massivo e não relevante está indo pelo lado contrário do que preza o pós-vendas.

O ideal é que você alimente o cliente com conteúdo relacionado às suas compras anteriores. Para isso, é importante manter um cadastro automatizado com todas as informações de compra e hábitos dos seus consumidores.

Confira como criar um Cadastro de clientes e tenha tudo organizado.

 

#4 Não personalizar o atendimento

O consumidor atual gosta de receber tratamento personalizado.

Se você trata o cliente que comprou produto X da mesma forma que trata o cliente que comprou produto Y, talvez esse contato não seja relevante para ele.

De acordo com o seu cadastro, busque formas de personalizar o contato com o cliente, seja por e-mail ou telefone. Chame-o pelo nome e ofereça soluções similares ou complementares àquelas que ele já possui.

 

#5 Se esquecer dos clientes antigos

Quando o cliente é fidelizado, não significa que você o terá para sempre. Como já dissemos, é muito fácil o cliente acabar se rendendo à concorrência.

Por isso, além de captar novos leads e convertê-los em clientes, é importante dar atenção especial aos clientes antigos para que eles continuem satisfeitos.

Afinal, como já dizia Philip Kotler: conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um antigo.

 

#6 Usar o pós-vendas para empurrar produtos

O pós-vendas é uma chance que a sua empresa tem de se aproximar do cliente e estreitar os laços com ele. Se você usa o pós-vendas apenas para vender mais produtos, é bem provável que o cliente se sinta pressionado e desista da sua marca.

Portanto, usa essa técnica para medir o nível de satisfação do cliente e esclarecer suas dúvidas, estabelecendo uma relação de confiança. Desta forma, os resultados positivos virão.

 

#7 Ignorar os problemas do cliente

Se o cliente relatar qualquer problema que teve com o produto ou serviço após a compra, a atenção deve ser totalmente voltada à resolução desse problema.

Se o cliente procurar o seu SAC, seja via telefone, e-mail ou redes sociais, procure dar uma tratativa o mais rápido possível para evitar a negativação.

Entre os clientes que tiveram algum problema após a compra, os que receberam atenção especial apresentaram muito mais chances de voltar a fazer negócio, enquanto aqueles que não tiveram uma boa experiência pós-vendas provavelmente não voltarão a fazer negócio.

Esses são os principais erros cometidos pelos vendedores no pós-vendas.

Sua equipe costuma cometer esses erros? Que tal oferecer a eles um treinamento de reciclagem para evitar essas situações? Assim você garante clientes fiéis e satisfeitos por muito mais tempo!

Posts Sociais
1- Como andam o pós-vendas da sua empresa? Confira nossas dicas e veja quais os erros mais cometidos.
2-
3- Quer saber como manter a ótima experiência do seu cliente e um relacionamento duradouro? Invista no pós-venda e evite estes 7 erros!

Cadastre-se em nossa Newsletter

CTA eBook01

Arquivos

Categorias