Terceirização de vendas: por que esta estratégia pode ajudar a sua empresa?

terceirização de vendas

A terceirização é uma prática que vem sendo muito utilizada pelas empresas em todo o mundo para suprir necessidades das mais diversas áreas.

A terceirização acontece quando uma empresa contrata outra empresa para cuidar de uma tarefa, em vez de ter funcionários próprios para isso.

As vantagens da terceirização são muitas e entre elas estão a diminuição de custos e o aumento da produtividade.

O que é terceirização de vendas?

Quando falamos em terceirização, pensamos logo em mão de obra. Por exemplo: uma grande empresa que contrata outra para cuidar da limpeza ou da segurança. Mas o que pouca gente sabe é que a terceirização também pode acontecer no setor de vendas de uma empresa.

Ao se terceirizar o departamento de vendas, algumas coisas devem ser levadas em conta, como, por exemplo, que tipo de profissional contratar. Tudo isso vai depender de qual é o seu objetivo: fidelizar os clientes já existentes, recuperar clientes perdidos ou atrair novos clientes.

Além da equipe de vendas, é possível contratar profissionais especializados, como:

Prospector: o Prospector fica responsável por pesquisar quem é o seu público-alvo. A partir dessa informação, ele cria um banco de dados para armazenar informações sobre o seu público e estabelece um relacionamento periódico com ele com o objetivo de atrai-lo.

Analista de Planejamento Comercial: este profissional fica responsável por todo o planejamento de vendas e marketing e também pela estruturação da área de vendas. Ele também dá o seu aval para a criação de políticas comerciais, como preço (tabelas, regras de bonificações e fretes, campanhas promocionais, etc.), remuneração da equipe e assistência técnica.

Administrador Comercial: fica incumbido da comunicação regular com a equipe de campo (mudanças de preços, problemas nas entregas, promoções, etc.), presta suporte à equipe de vendas e acompanha todo o processo de pedidos, desde cadastros até conferências,  condições, agendamento e monitoramento de entregas.

Analista de Inteligência de Negócios: esse profissional emite os relatórios de acompanhamento de mercado, realiza análises de mercado e concorrência e avalia os resultados de vendas, ações de marketing e operações logísticas da sua empresa.

terceirização de vendas

Quais os benefícios de terceirizar as vendas?

A terceirização de vendas traz inúmeras vantagens além daquelas já citadas. Algumas delas são:

Redução de custos: com a terceirização é possível reduzir – e até mesmo eliminar – custos, como os de recrutamento e seleção, custos de contratação e de administração de pessoal, bem como o pagamento de benefícios.

Melhoria no foco: se as vendas não são o forte da sua equipe, que tal terceirizar? Assim você amplia o foco nas áreas em que sua empresa é especialista, como o desenvolvimento de produtos e serviços, produção e tecnologia.

Equipe experiente: com a atuação de profissionais capacitados e adequados ao seu modelo de negócio, você aumenta a captação de clientes de forma mais rápida e com as estratégias corretas.

Otimização de tempo: terceirizando as vendas, você não gasta seu tempo tentando vender e redireciona seus esforços para coletar informações de mercado, montar relatórios de gestão e focar no seu negócio.

Gerenciamento efetivo: gerenciar a equipe de vendas não é o seu forte? Terceirize um gestor e viabilize um efetivo gerenciamento de equipe comercial, gerando resultados expressivos, e alcançando as metas.

Como saber se está na hora de terceirizar?

Para saber se vale a pena terceirizar, é preciso levar alguns fatores em consideração:

  • Qual o seu custo de aquisição por um novo cliente?
  • Quantos leads estão sendo gerados dia, semana e mês?
  • Os leads são qualificados de acordo com a equipe de marketing?
  • Qual o montante no seu pipeline e forecast?
  • Quantos contatos são realizados por dia, semana e mês?
  • Quantas visitas estão sendo geradas por dia, semana e mês?
  • Como é o processo de funil de vendas?

Se as suas respostas a essas questões não foram satisfatórias, talvez seja hora de terceirizar.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!