fbpx

Como ser um ótimo líder: técnicas e dicas de liderança para a sua empresa

Por mais que os colaboradores sejam experientes e dedicados, uma empresa não vai pra frente se não tiver uma ótima liderança.

Se você acha que para ser um bom líder basta dar ordens, seu negócio passará por graves problemas de gestão.

Afinal, para ser um bom líder é preciso proporcionar um ambiente agradável, estimulador e que seja capaz de oferecer crescimento profissional aos colaboradores.

Afinal, o que é ser um líder?

Líder não é apenas o cara que manda. O líder de verdade é aquela pessoa que é capaz de inspirar outras pessoas, a fim de que estas possam fazer por si mesmas muito mais do que fariam se estivessem sozinhas.

E o que é liderança?

Algumas pessoas já nascem com perfil de líderes e podemos observar isso ainda na infância. Mas se você não nasceu com esse perfil de destaque, não se preocupe. É possível alcançar a liderança com estudo e dedicação.

A primeira coisa que você precisa para se tornar um líder é saber quais são as principais características de um líder:

  • Visão: é a qualidade mais importante da liderança, e inclui seus valores, missão, propósito e objetivos, permitindo um direcionamento claro e mensurável do futuro desejado.
  • Coragem: é a habilidade de correr riscos, de iniciar ações sem garantias, ir adiante, perseverar, corrigir rotas e saber gerenciar crises.
  • Integridade: em sua fase de liderança, muitas pessoas tentarão persuadi-lo a tomar decisões que podem ser prejudiciais ao seu negócio, e a integridade é o que irá impedi-lo de ser negativamente influenciado.
  • Responsabilidade: quando você se torna um líder, significa que assume a responsabilidade tanto dos acertos quanto dos erros de sua equipe, afinal, você estava liderando e orientando o time.
  • Vitória: a vitória é seu maior foco e ele deve ser perseguido e conquistado com resultados, soluções rápidas e assertivas.
  • Cooperação: é a habilidade de trabalhar com as pessoas e permitir que elas contribuam com o seu melhor.

Quer saber como colocar essas qualidades em prática no dia a dia? Confira as dicas do Negocie:

Aprofunde seus conhecimentos

Um bom líder nunca para de estudar. Sejam novas estratégias, novas ferramentas ou novas formas de gestão. Afinal, o mercado está sempre mudando e se você não se atualizar vai acabar ficando atrás da concorrência.

A pesquisa também serve para melhorar ainda mais as condições de trabalho da sua equipe. Há uma nova ferramenta que pode otimizar a produção ou a venda de determinado produto ou serviço? Por que não investir nela?

Fique de olho nas novidades que podem te trazer mais otimização de fluxos e, consequentemente, mais lucros.

Conheça sua equipe

Você e sua equipe vão passar um bom tempo trabalhando juntos. Para melhorar o convívio com todos, procure entender as particularidades e necessidades de cada um. Desta forma, além de manter uma boa relação com o time, você ainda tem a oportunidade de descobrir o que cada um faz de melhor e explorar seus potenciais.

Invista em melhorias

Os equipamentos e ferramentas usados pela equipe estão defasados? Está faltando algum recurso para que os colaboradores exerçam sua função com excelência? Os funcionários estão satisfeitos com os processos internos? Observe e ouça sua equipe para saber se tem algo faltando ou que pode ser melhorado.

Invista em sua equipe

Ter uma equipe bem preparada para a função é importante, mas ter pessoas que gostam do que fazem e vestem a camisa da empresa é melhor ainda. Se você conhece seus colaboradores e sabe em quem pode investir, invista. Ofereça cursos de capacitação

Isso é bom porque:

  • Diminui o turnover, evitando problemas burocráticos e gastos com rescisões e novas contratações;
  • Diminui custos com novos treinamentos para a mesma função;
  • Oferece a possibilidade de promover um funcionário interno que já demonstrou estar qualificado para o cargo.

Portanto, invista na capacitação profissional da sua equipe para que elas possam voar sozinhos com suas próprias asas.

Quer liderar uma equipe de vendas? Conheça as 10 habilidades imprescindíveis de um ótimo líder

Faça um bom planejamento

Como o nome já diz, o bom líder tem a função de guiar sua equipe a um objetivo pré-determinado. Isso significa estipular metas para a equipe e também para cada um dos colaboradores.

Para isso, é necessário fazer um planejamento, definir quais são os resultados que deseja alcançar e fazer um plano de ação para chegar a eles.

Um planejamento bem definido vai facilitar a execução das tarefas da equipe e facilitar na hora de solucionar possíveis problemas.

Liderança de Equipe

Elogie em público, corrija em particular

Pode parecer exagero, mas é muito comum nos depararmos com “líderes” que fazem cobranças desnecessárias e importunas, gritam e humilham seus funcionários em público. Isso nos faz lembrar de mais um ditado: quando erramos, a crítica vem a jato. Quando acertamos, o elogio vem a jegue. Portanto, para não ser visto como o chefe tirano, elogie em público – com a devida moderação e cautela, é claro – e dê feedbacks em particular.

Aplique feedbacks

Os feedbacks são muito importantes para que o colaborador saiba onde está acertando e o que pode ser melhorado, além de ser uma oportunidade para avaliar a satisfação dele em relação à sua gestão. Durante o feedback, aproveite para lançar um desafio ao colaborador: proponha que no próximo feedback você já possa ver as melhorias naquilo o que precisa ser trabalhado.

Reconheça e premie seus colaboradores

Reconheça seus colaboradores! A motivação da equipe é um fator decisivo para aumentar e melhorar a produtividade. Se funcionário ultrapassou as metas ou fez alguma atitude proativa? Que tal premiá-lo com um par de ingressos para o cinema, um almoço numa lanchonete bacana ou até mesmo um day-off? Coloque em prática campanhas de incentivo para ter ainda mais resultados positivos.

Não seja temido, seja respeitado

Impor sua autoridade sobre os colaboradores de forma negativa apenas irá desestimular a equipe e fazê-la se voltar contra você. Não abuse do poder, use-o para compartilhar experiência e promover melhorias. Afinal, você prefere ser temido (e detestado por todos) ou respeitado e servir como um exemplo?

Em suma, o verdadeiro líder deve buscar aprimoramento seu constantemente seu aprimoramento e o desenvolvimento de sua equipe para que todos possam crescer juntos.

CTA eBook01

Arquivos

Categorias