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Gestão de equipes: os segredos para melhorar a performance do seu time

Liderar uma equipe não é fácil, mesmo para os gestores com mais experiência. É preciso muita inteligência emocional e jogo de cintura. Sorte que existem diversas metodologias que podem facilitar esta tarefa tão desafiadora.

Confira em nosso artigo 8 dicas para ser um gestor modelo e melhorar o desempenho do seu time:

Faça um bom planejamento

A primeira coisa a se fazer ao liderar é definir um bom planejamento, que seja coerente e que mostre o objetivo da empresa, e, além disso, que defina o papel que cada colaborador terá naquela empresa. Esse planejamento deve ser compartilhado com toda a equipe à medida que é feito e/ou atualizado.

Os objetivos devem ser estabelecidos de acordo com a realidade da empresa, do mercado e, de preferência, com o histórico dos últimos períodos. Estipular metas inalcançáveis leva ao desperdício de tempo e energia.

É fundamental manter a transparência quando falamos em planejamento. Da mesma forma que é preciso falar o que deve ser feito, é importante falar como espera ser feito e os resultados esperados da equipe. Dessa forma, os líderes conhecem as expectativas e podem se planejar trabalhando de forma criativa e inovadora para surpreender.

Não consegue alcançar os objetivos definidos em seu planejamento? Descubra 8 passos para atingir suas metas de vendas e equilibre as contas da sua empresa!

Trabalhe o individual para depois trabalhar em conjunto

Todo gestor sabe que o trabalho em equipe é primordial para o bom andamento das atividades de uma empresa. Mas para que isso aconteça de forma harmoniosa, é preciso trabalhar primeiramente o desenvolvimento individual de cada colaborador, pois isso é imprescindível para alcançar ótimos resultados em conjunto.

Desenvolver um modelo de gestão que proporcione um ambiente mais igualitário, sem deixar transparecer a hierarquia entre os colaboradores, é um método muito utilizado em gigantes do mercado, como Google, Apple e Microsoft. Esse modelo faz com que cada colaborador se sinta integrado e, assim, melhore sua produtividade.

Outro ponto importante é incentivar a autonomia para que o colaborador gerencie seu próprio trabalho, tornando-o mais proativo e empoderado. O objetivo é fazer com que o funcionário não espere as ordens de seu superior para a tomada de decisões, mas que acrescente mais dinamismo ao seu trabalho.

Uma comunicação eficaz também é fundamental para que todos saibam como está o progresso de seu trabalho, possíveis alterações nas atividades, as metas a serem alcançadas, etc. Por isso, é muito importante realizar reuniões frequentes para manter essas informações bem alinhadas com a equipe.

Crie um ambiente agradável

Construir uma identidade de gestão é uma ótima opção para que a equipe se torne mais forte e unida. É importante criar uma cultura de acolhimento, fazendo comemorações de aniversário, programações fora do expediente, festas e mostrar reconhecimento quando a equipe bate uma meta. São pequenas atitudes que elevam o ânimo dos colaboradores e propiciam mais união e satisfação com o trabalho.

Crie vínculos com seus colaboradores e instigue para que se conheçam melhor entre eles, mantendo uma comunicação aberta, pois isso ajuda no bom relacionamento da equipe e, consequentemente, no bom andamento do trabalho, além de deixar o ambiente leve e tranquilo para que todos possam desempenhar as atividades.

Quer saber como liderar uma equipe de vendas? Conheça as 10 habilidades imprescindíveis de um ótimo líder aqui!

Aplique feedbacks

Esquematize seus feedbacks, deixando a informação da forma mais clara e objetiva possível, para que seus funcionários deem um retorno eficaz, aumentando sua produtividade.

O feedback é uma ferramenta importante no processo de integração entre líder e subordinado, e permite criar uma relação de confiança e se alinhe o desenvolvimento profissional do colaborador com os objetivos da empresa.

Gestão de Equipes

Coloque-se no lugar de seu subordinado

Um bom líder sabe motivar uma equipe, aprende e ensina com ela. Para uma liderança de qualidade é preciso conquistar o respeito de uma equipe, fazendo com que todos sintam-se satisfeitos e participem das decisões tomadas. Mas um líder também deve reconhecer seus pontos fracos e lutar para melhorá-los, por isso aprende também com a equipe, é uma troca. Por este motivo um líder jamais pode ser arrogante, pois isso gera um distanciamento, fazendo com que perca o controle do seu grupo.

Ter humildade é uma característica primordial para um líder de sucesso, e é possível identificar isso em alguns pontos de uma conversa, observando se ele fala mais “eu” ou mais “nós”. Atribui seus êxitos à equipe? Sente orgulho quando fala do desenvolvimento percebido na atuação de seus liderados? Um bom líder usa seu carisma para transformar pessoas e realidades de forma positiva.

Não adianta analisar apenas o currículo se você não souber adequar o profissional à vaga certa para seu tipo de perfil. Isto é, os aspectos técnicos como formação e cursos são importantes, porém deve se levar em conta as características comportamentais do indivíduo. É fundamental saber escolher o tipo de profissional para preencher uma vaga, pois errar nessa hora pode significar perda de tempo e dinheiro para a empresa.

Ofereça treinamento à equipe

O treinamento deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado e não como algo tedioso e penoso. Devemos dar importância para os treinamentos, pois nos trarão conhecimento que podemos usar futuramente, além de ajudar a superar barreiras. É importante que o gestor identifique as necessidades de treinamento de sua equipe para indicar o profissional certo para cada curso, fazendo com que o RH consiga selecionar os melhores cursos para suprir sua demanda, desenvolvendo as habilidades e eliminando as dificuldades do seu colaborador.        

Pratique o endomarketing

É importante dar uma atenção especial ao público interno de sua empresa, pois o que acontece é que muitas empresas dão mais atenção ao cliente externo, deixando de lado seus colaboradores, o que é um erro, na medida em que é preciso ter em mente que os colaboradores são os primeiros a defender ou a destratar sua empresa em uma situação conflituosa. Por isso, o uso do endomarketing é fundamental para fortalecer o relacionamento com os colaboradores. É importante fazer testes para saber o nível de interação do público interno com a empresa, elaborando pesquisas sobre o conhecimento que cada um tem da empresa. Pergunte sobre o segmento da empresa, que serviços ou produtos faz, se conhecem a história da empresa, se consomem produtos ou usam os serviços da empresa ou se indicariam um amigo para trabalhar nela. Essa pesquisa é importante para saber se os funcionários estão sendo bem tratados e valorizados ou se apenas estão sendo tratados como simples mão de obra.

Seja um exemplo

Os colaboradores tendem a seguir os exemplos de seu líder. Eles se espelham na maneira como o líder se comporta, por isso, é importante trabalhar com a motivação para o desenvolvimento das habilidades de cada um, sempre servindo como uma fonte inspiradora.

Um bom líder precisa conhecer as características pessoais de seu funcionário para poder desenvolvê-las e criar um bom ambiente de trabalho, que é fundamental para que todos trabalhem em união.

Dicas do que um gestor não pode fazer

  • Reuniões de brainstorming para solucionar metas grandiosas: em vez disso, concentre a atenção do pessoal em resolver um problema específico, um recorte do todo;
  • Citar cases distantes da sua realidade: Não se atenha a histórias fantasiosas de inovação bem-sucedida que tantos contam por aí. Encontre cases realistas, verídicos e compartilhe;
  • Abusar de termos técnicos: não use termos técnicos para contar dos resultados e metas sem explicá-los para a equipe. Adote uma linguagem compreensível para todos seguirem seu raciocínio;
  • Não ouvir os subordinados: evite agir com arrogância, pois uma postura de “dono da verdade” acaba gerando conflitos e insatisfação com a empresa. dê voa aos seus subordinados.

Com essas dicas, você se torna um excelente líder capaz de motivar sua equipe a se engajar e trilhar seu próprio caminho, com conhecimento e know-how para conduzir sua empresa rumo ao sucesso.

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