fbpx

Larry Page: 10 lições do fundador do Google para a sua empresa

O Google é o motor de buscas mais utilizado no mundo todo. Hoje, as crianças aprendem a funcionalidade do Google antes mesmo de caminhar. Atualmente, este é um dos buscadores mais eficientes, as pessoas utilizam com frequência a ferramenta para pesquisas escolares, trabalhos científicos e informações em geral.

No artigo de hoje, trazemos 10 lições de sucesso de um dos fundadores do Google para inspirar a sua empresa a crescer. Confira:

Larry Page

Quem é Larry Page?

Desde sua infância, Larry Page deixou claro que queria inventar coisas. E de fato ele inventou, pois revolucionou a internet e facilitou o trabalho de muita gente.

Juntamente com Sergey Brin, fundou um dos maiores impérios de todos os tempos: a gigante Google, e criou uma nova maneira de se fazer negócios online através de algoritmos e palavras-chave.

Embora a Google seja obra de duas pessoas, Larry sempre foi considerado como o visionário e força motriz da companhia.

Confira 10 lições inspiradoras de Larry Page para levar para a sua companhia e para a vida:

#1 “Você não precisa ter uma empresa de 100 pessoas para desenvolver uma ideia.”

Para desenvolver uma ideia não é preciso muito, tanto é que grandes empresas como Google, Apple, Disney e Amazon nasceram de garagens sem recursos, mas o que motivou seus idealizadores foram seus sonhos. E é exatamente isso que é necessário para se ter um negócio de sucesso.

É fundamental acreditar na sua ideia e ter determinação para atingir seus objetivos, por mais que no começo seja difícil trabalhar sem os recursos necessários.

Não deixe que as desculpas atrapalhem o desenvolvimento do seu negócio e o afastem de seus objetivos. Quando você acredita no que faz e age com determinação, as coisas acontecem.

#2 “Basicamente, nosso objetivo é pegar a maior quantidade de informação e torná-la universalmente acessível e útil”

Um dos segredos de sucesso de Larry Page é saber exatamente onde se quer chegar. Ou seja, quando você sabe aonde está indo, fica muito mais fácil para chegar ao seu destino.

Quando você conseguir definir seus objetivos em apenas uma única frase, significa que você sabe aonde quer chegar. Se você ainda não puder fazer isso, significa que seu objetivo ainda não está claro.

#3 “Quando começamos com o projeto de buscas, todos diziam pra gente: Garotos, vocês vão fracassar, já existem cinco empresas de buscas. Nós dizíamos: somos uma empresa de buscas, mas estamos fazendo diferente.”

É preciso encontrar o que lhe diferencia das demais empresas, transformando isso em seu principal valor. Esta é a chave para superar a concorrência.

Não podemos nos esquecer de que a concorrência é saudável e necessária, pois nos ajuda a melhorar e evoluir. Para que você consiga se manter sempre um passo à frente em relação à concorrência, é preciso estudá-la e não a perder de vista.

Busque um diferencial em relação à sua concorrente de forma constante, criando assim sua própria identidade de marca.

#4 “Trate as pessoas com respeito, eles tendem a devolver o favor à empresa.”

O ativo mais importante da sua empresa são as pessoas, isso é algo que você nunca deve esquecer. Se você tratar tanto os seus funcionários quanto seus clientes e potenciais clientes com respeito, vai ver como eles agem da mesma forma em relação ao seu negócio.

É importante premiar o desempenho de seus funcionários, pois está comprovado que assim você aumenta a produtividade e ajuda a motivar e expressar talentos. Além dos funcionários, trabalhar com seu público é essencial, já que são determinantes para o sucesso de seu negócio. Dessa forma, tenha como um objetivo de negócio deixar o seu público-alvo feliz, assim será mais fácil transformá-los em clientes.

#5 “Se você está mudando o mundo, então está trabalhando em coisas importantes.”

Você tem que garantir a solução de problemas e o atendimento de necessidades para que o seu negócio funcione. É por isso que, como Larry Page disse: se você ajuda as pessoas, está fazendo a coisa certa.

#6 “É importante que a empresa seja uma família: que as pessoas sintam que fazem parte da empresa e que a empresa seja como uma família para elas.”

É essencial trabalhar para que cada funcionário se sinta valorizado, tente entender suas necessidades e desafios, demonstre interesse por eles e faça com que cada membro da equipe se sinta parte de sua empresa. Com uma equipe onde todos estão felizes, você melhora as chances de os funcionários realizarem grandes feitos.

#7 “Para iniciar um negócio, não é necessário ir à uma escola de negócios. Eu li uma estante completa de livros sobre negócios e basicamente foi o que eu precisei aprender”

Muitas pessoas deixam de lado seu sonho de abrir um negócio apenas porque não cursaram uma universidade ou não tiveram estudos específicos. Mas é preciso deixar claro que grandes homens e mulheres nunca deixaram de aprender ou de se capacitar, mesmo que seja através de algo simples como um livro.

Dedique alguns minutos do dia a ler livros e até mesmo artigos que ajudem no seu negócio.

Veja 10 livros sobre inovação que você precisa ler agora mesmo, incluindo títulos de especialistas em administração empresarial e marketing (Steve Jobs é um deles)!

#8 “Eu sei que parece que o mundo está caindo aos pedaços, mas é realmente um grande momento da sua vida pra você permitir um pouco de loucura. Siga a sua curiosidade e seja ambicioso. Não desista de seus sonhos. O mundo precisa de você!”

Larry Page resume isso em uma outra frase famosa: “Quando um sonho aparecer, agarre-o!”.

O que mais produz satisfação é atingir metas e, consequentemente, seus sonhos. Por isso, é determinante para o sucesso de sua empresa que você acredite nos seus sonhos.

Foi a partir de sonhos e ideias que as empresas mais bem-sucedidas conseguiram prosperar. Por isso, permita-se apostar naquilo que você acredita.

#9 “Não poderíamos sobreviver se as pessoas não confiassem em nós”

Para que seu público consiga confiar em você é preciso conquistar sua confiança. E, para conseguir isso, é necessário satisfazer as necessidades do seu público, mantendo uma presença ativa nas redes sociais, que é onde está seu público-alvo, e executando diversas ações com foco em ganhar a confiança de seus clientes potenciais.

Além disso, é fundamental oferecer conteúdo de qualidade ou ter um bom serviço de atendimento ao cliente.

Criar promoções ou concursos nas redes sociais pode lhe ajudar a atrair tráfego e manter os seus clientes. É uma excelente estratégia para estimular a interação com os consumidores e ganhar mais visibilidade, aumentando assim a confiança do seu público-alvo no seu produto. Há ferramentas especialmente projetadas para facilitar estas ações, como a SocialTools, por exemplo.

#10 “Que frase resume a resposta de como mudar o mundo? Sempre trabalhe em algo desconfortavelmente excitante!”

Por fim, acomodar-se é o maior risco de um negócio de sucesso. Por isso, afaste-se da tendência à inércia e tente se emocionar com cada tarefa que você execute e com cada objetivo perseguido.

É importante não se acomodar após o atingimento de um objetivo. Você deve sim celebrar cada conquista, mas deve ter em mente que é preciso estabelecer o passo seguinte. É assim que o seu negócio vai crescer e prosperar.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais dicas como essas!

CTA eBook01

Arquivos

Categorias