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Pessoas: a verdadeira chave da Excelência Operacional

A Excelência Operacional pode ser definida como o máximo de eficiência que uma empresa pode alcançar. Para que se possa alcançá-la são adotados princípios de organização, que consistem em melhorar a estratégia, a gestão, e o desenvolvimento dos processos.

Neste artigo entenderemos como o desenvolvimento de pessoas é determinante para se atingir a excelência operacional, visto que todos os processos de uma empresa dependem de pessoas capacitadas. Confira porquê:

Por que o desenvolvimento de pessoas é tão importante para alcançar a Excelência Operacional?

A Excelência Operacional está diretamente ligada às pessoas, pois é necessário ter pessoas capacitadas na resolução de problemas para que cada elemento funcione de maneira eficaz.

Sabemos que:

  • Não há uma boa Estratégia sem pessoas capacitadas;
  • Não há uma boa Gestão sem pessoas capacitadas;
  • Não há um bom desenho de Processos sem pessoas capacitadas.

O desenvolvimento de pessoas é a chave para que todos os três elementos sejam bem executados. Ou seja, um elemento depende do outro e eles só funcionam se houver pessoas competentes o bastante para desenvolvê-los.

Assim, podemos ver nitidamente que o desenvolvimento de pessoas é peça fundamental para viabilizar a eficiência dos elementos de estratégia, gestão e processos.

A Tríade da Excelência Operacional

Existem 3 habilidades básicas necessárias para alcançar a excelência operacional, que juntas integram a Tríade da Excelência, que são:

  • Comunicação;
  • Gestão do Tempo;
  • Análise de Causa-Raiz.

Em uma empresa, todos os funcionários devem ter estas 3 habilidades básicas de soluções de problemas, do operador ao CEO.

Comunicação: muitos problemas podem surgir em sua empresa por falta de uma boa comunicação, até mesmo um acidente ou quase acidente. Ou seja, quando a comunicação é ineficaz, alguém pode deixar de seguir as instruções e gerar um problema.

É comum que você tenha a percepção de que sua empresa se comunica pouco, quando na verdade se comunica em excesso. Porém, utilizam os meios errados para realizar uma comunicação eficaz, gerando outros desperdícios, como excesso de e-mails e respostas, assim como intermináveis reuniões que não levam a lugar nenhum.

Por esses motivos é importante treinar pessoas na habilidade de comunicação, tanto verbal como escrita e, até mesmo, corporal, pois são fatores fundamentais para a excelência operacional, minimizando conflitos e propiciando clareza aos assuntos.

Gestão do tempo: as pessoas sempre dizem estar muito ocupadas e cansadas, mal conseguem fazer seu próprio trabalho, que dirá pensar estrategicamente e fazer melhorias. O resultado disso é a falta de comprometimento com a Estratégia, Gestão e Processos.

Por este motivo a gestão do tempo é essencial, pois o funcionário que sabe gerir seu tempo consegue organizar melhor seus afazeres, pois aprende a montar uma agenda de compromissos com as tarefas do dia, facilitando o alcance de suas metas e, ainda, pode ajudar a gerir o tempo dos outros, ou seja, delegar. Portanto, o desenvolvimento de pessoas deve focar na Gestão do Tempo.

Análise de causa-raiz: no sentido amplo da palavra, a análise de causa-raiz cobre todo o ciclo de melhoria. Este conceito é necessário para saber diferenciar o problema da solução, saber diferenciar ações de contenção e ações de correção, saber diferenciar ações de análise das ações de contenção/correção.

Na grande maioria das empresas ainda pairam dúvidas e confusões sobre os conceitos e, mesmo assim, tais conceitos estão concentrados em uma pequena parcela de funcionários.

Habilidades como levantar dados, analisar dados, formular hipóteses e experimentos devem ser focadas em desenvolvimento de pessoas.

Quando todo o time de sua empresa estiver pensando de forma estratégica, gerindo e definindo bons processos, você terá alcançado a eficiência do conceito de análise de causa-raiz.

Estas são habilidades que potencializam qualquer capacitação sobre conceitos e ferramentas dos modelos de melhoria existentes e que permitirão às pessoas fazer as adaptações necessárias para que esses conceitos e ferramentas funcionem no seu negócio.

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