Pesquisa de Mercado: um passo a passo de como fazer

Pesquisa se Mercado

A pesquisa de mercado é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio, não importa se é uma microempresa ou uma multinacional. Com ela, você reúne dados e informações sobre os seus consumidores, define suas estratégias e garante que o seu negócio deslanche mesmo em meio à crise.

Pesquisa se Mercado

A pesquisa de mercado permite que os empreendedores conheçam as intenções de compra de seu público-alvo e detalhes sobre seu nicho.

Quando uma empresa quer lançar um novo produto, uma campanha de marketing ou fazer qualquer mudança de estratégia, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para obter informações valiosas que irão ajudar a garantir o sucesso do negócio.

“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante o seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua”, diz William Bill, do Wealth Design Group. E completa: “Você tem que saber em que direção viajar e quão rápido deverá ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá lhe dizer quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços”.

Como fazer a pesquisa de mercado?

Confira as dicas do Negocie para fazer uma pesquisa bem estruturada e eficiente.

#1º passo: defina quem será seu público-alvo

Para começar a sua pesquisa de mercado, é necessário definir quem é o seu público-alvo e qual será o objetivo da sua pesquisa.

Para isso, crie uma buyer persona, que corresponde ao tipo de cliente ideal para o seu negócio.

Não sabe como criar sua buyer persona? Leia nosso artigo: Como criar a persona ideal para o meu negócio e aprenda de maneira prática.

#2º passo: escolha o melhor método para a sua pesquisa

Existem muitos métodos de coleta de dados que podem ser utilizados na pesquisa de mercado. Alguns deles são:

Enquetes

Esse é um dos métodos mais usados para obter informações e pode ser realizado pessoalmente, na rua ou nos pontos de venda, ou online, em seu site ou redes sociais. A enquete é um método no qual muitas informações podem ser reunidas em pouco tempo, não requer pessoal especializado, é fácil de fazer e custa nada ou muito pouco.

Existem muitas plataformas online que permitem que você realize enquetes na internet de forma muito fácil e rápida, como o Google Forms.

Avaliações

Também conhecida como teste de mercado, as avaliações consistem em procurar conhecer diretamente a opinião de uma pessoa em relação ao seu produto, serviço ou ideia.

Uma avaliação feita antes do lançamento de um novo produto ou serviço tem como objetivo avaliar sua aceitação e reduzir os riscos.

Essa técnica é muito útil pois permite que você descubra o que as pessoas pensam sobre seu produto ou serviço antes mesmo de ele começar a ser produzido.

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#3º passo: reúna e analise os dados

Reúna todos os dados coletados na pesquisa em um único lugar. Você pode armazená-los no sistema interno da empresa, como um CRM.

Ainda não tem um CRM? Leia nosso post: CRM: o que é, para que serve e por que a sua empresa precisa de um agora mesmo?

Uma vez que todas as informações e dados sobre seu mercado foram reunidos, é hora de analisá-los.

Analise minuciosamente cada um dos dados que você obtive com sua pesquisa e não subestime nenhuma informação.

Prepare um relatório que expresse os resultados da pesquisa e, acima de tudo, as soluções, recomendações ou próximas ações a serem realizadas.

Agora que você já tem uma ideia de como fazer uma pesquisa de mercado, basta elaborar a sua e colocar a mão na massa.

Alex
Alex
Aficcionado por tecnologia, está sempre pensando em como solucionar os problemas que surgem de maneira inteligente e por isso que é Co-Founder e CTO do http://negocieapp.com.br. Ama produtos Apple e um boa UX!