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Vendas Multicanais: dicas e estratégias para melhorar as vendas da sua empresa

Com o avanço da tecnologia, o consumidor não se prende mais a um único canal de vendas, como uma loja física. Hoje, procura-se facilidade, comodidade e agilidade na hora de fazer uma compra ou a contratação de um serviço. Por isso, as empresas devem utilizar várias alternativas de canais de comunicação, vendas multicanais, para alcançarem um grande número de clientes.

E as Vendas Multicanais se utilizam de vários tipos de plataformas, como mídias sociais e e-commerce, e também cria estratégias em lojas físicas para atingir os clientes de forma positiva.

As Vendas Multicanais são ferramentas que acompanham as tendências atuais, oferecendo novas possibilidades de vendas para empreendedores.

Duas ferramentas muito usadas hoje são o m-commerce e o marketplace. O m-commerce, ou mobile commerce, tem como objetivo otimizar a navegação em dispositivos móveis para que os clientes tenham uma ótima experiência. Já no marketplace, você anuncia seu produto em importantes sites de comércio eletrônico, como Mercado Livre e Submarino, aumentando as chances de vendas.

Hoje o uso das Vendas Multicanais é essencial para manter a competitividade em um mercado tão expansivo.

Quais as vantagens das Vendas Multicanais?

As Vendas Multicanais potencializam os seus resultados, pois aumentam consideravelmente a possibilidade de vendas. Empresas que investem em Vendas Multicanais têm 104% mais chances de conversão e com isso as vendas podem duplicar.

No entanto, é preciso prezar pelo bom atendimento ao cliente, tanto antes quanto depois da venda.

Hoje o consumidor moderno está mais exigente com o atendimento recebido devido à facilidade de acesso às informações e saber gerenciar as vendas e o relacionamento é o que faz uma empresa ser verdadeiramente multiplataforma.

Tipos de canais

As Vendas Multicanais podem ser divididas em meios tradicionais e digitais, confira:

Canais tradicionais

Loja física: um dos mais tradicionais canais de venda do varejo, necessita de estratégias de marketing específicas para alcançar o público.

Franquias: quando uma empresa tem sucesso, ela repete as estratégias de venda e distribuição em novos locais, mantendo suas características.

Televendas: cria-se uma central de atendimento telefônica para estimular as vendas. O público-alvo é composto por pessoas que não utilizam tecnologia mais avançada, como a geração X, nascida entre 1961 e 1981.

Rede de consultores: oferece um tipo de venda personalizada e intimista.

Vendas Multicanais

Canais digitais

F-commerce (Facebook Commerce): a rede social é útil na hora de reunir os consumidores de uma marca e também de medir seu perfil e suas necessidades.

E-commerce (Eletronic Commerce): funciona como uma loja virtual onde os produtos são apresentados e as vendas são realizadas online.

M-commerce (Mobile Commerce): são aplicativos para smartphones que servem como opção para conhecer e adquirir produtos e serviços.

E-marketplace (Shopping Center Online): trata-se de um canal que reúne produtos de diferentes empresas.

Confira 12 dicas infalíveis para vender mais e melhor! As dicas 3 e 9 são imprescindíveis!

Como definir o melhor canal para Vendas Multicanais?

Para decidir qual é o melhor canal para sua empresa é preciso identificar qual será o público-alvo, bem como suas demandas. Para isso, é necessário fazer um amplo estudo sobre os tipos de produtos que são oferecidos no ambiente virtual e avaliar a probabilidade de venda e alcance.

Sua empresa pode disponibilizar apenas parte de seus produtos no canal online se perceber que só alguns deles são adequados a esse tipo de plataforma.

Ter boas parcerias com empresas de logística que ofereçam preços competitivos e prestem um serviço eficiente é essencial para quem está apostando no mundo digital. Além disso, é importante disponibilizar somente produtos com pronta-entrega garantida.

É importante evitar a concorrência entre canais, ou seja, os produtos que são disponibilizados nos diversos canais devem estar relacionados, pois o cliente identifica a empresa pela sua marca, não pelo canal. Dessa forma, o produto deve estar alinhado ao ramo da empresa em todos os canais.

Dicas-extra

Para ter sucesso com as Vendas Multicanais, é importante estabelecer um FAQ com as perguntas mais frequentes de seus clientes, para que possam ser rapidamente respondidas, além de uma Políticas de Troca bem definida, com regras claras e objetivas, tanto para o cliente quanto para a sua equipe.

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