fbpx

Excelência Operacional: sua empresa sabe o que é isso?

Para muitas empresas, a Excelência Operacional é o nível máximo de eficiência que se pode alcançar. É a busca pela eficácia na entrega de um produto ou serviço tendo como objetivo ser referência no mercado por meio da qualidade de seu trabalho e execução perfeita dos processos produtivos, o que resulta na fidelização do cliente e no crescimento do negócio.

equipe com quebra-cabeças

Mas como atingir a excelência operacional na minha empresa?

Quando se trata de garantir perfeição na entrega de um produto ou serviço, o primeiro passo é a elaboração de estratégias de negócio que façam com que os processos de trabalho funcionem em harmonia.

Para isso, é necessário estudar uma série de processos produtivos da empresa, avaliar custos e identificar possíveis problemas no fluxo operacional. Feita essa análise, sua empresa deve elaborar estratégias que levem ao aumento de sua receita e participação de mercado, sem perder a qualidade na entrega dos produtos ou serviços.

Estratégias para alcançar a Excelência Operacional

Existem diversas estratégias que podem ajudar nesse processo. Em nosso post, listaremos a Roda da Excelência Operacional, que é composta por quatro elementos:

  • Estratégia;
  • Gestão;
  • Processos
  • Pessoas.

Cada um deles deve ser desenvolvido pensando em seu impacto nos outros. Confira:

Estratégia: o primeiro elemento a ser trabalhado serve para estabelecer um norte dentro das operações. Saber para onde ir é fundamental para estabelecer a Excelência Operacional, e é o que vai determinar o que precisa ser melhorado.

Esse norte também deve estar ligado à estratégia do negócio, que já deve ser definida nessa fase.

Após essa definição, é hora de detalhar as estratégias de operação e listar as metas dos indicadores de negócio.

É importante que todos os envolvidos na estratégia entendam perfeitamente e de forma didática o que deve ser feito e porquê.

Gestão: não existe ciclo de melhoria sem gestão, pois é daí que nascem todas as melhorias. Como sabemos, é comum surgirem imprevistos na rotina de uma empresa. E é preciso ter cartas na manga pré-definidas para solucionar com esses imprevistos.

Uma rotina de gestão deve ser estabelecida para evitar, coletar, analisar e eliminar esses imprevistos que desperdiçam tempo e dinheiro.

Processos: para otimizar a rotina, devemos desenvolver processos robustos, eliminando as ineficiências e mantendo a estabilidade básica.

É nesse elemento da Excelência Operacional as técnicas e ferramentas customizáveis para  seu negócio podem ser aplicadas e devem ser utilizadas conforme necessidade e adaptados à estrutura organizacional e processos da empresa.

Profissional com engrenagens para excelência operacional

Pessoas: ter as pessoas certas, capacitadas, nos lugares certos é fundamental na Excelência Operacional.

Mais que treinar pessoas, é preciso alinhar sua estrutura organizacional as necessidades de seus processos.

É preciso encontrar as pessoas certas para cada função e desenvolvê-las internamente para que possam executar as tarefas de forma prática e com as melhores práticas.

Esses quatro elementos da Excelência Operacional estão intimamente ligados e não há como desenvolver um sem ter trabalhado os outros.

O desenvolvimento da excelência segue o mesmo caminho: é uma espiral que passa por cada um desses elementos, os revisando e balanceando sempre, afinal se trata de melhoria contínua.

Resumindo, a excelência Operacional se trata de desenvolver os processos de forma simples e concreta, gerindo adequadamente seus custos, processos e a qualidade prometida, entregando serviços e produtos de tal forma que seja possível oferecer o melhor preço e a melhor experiência ao cliente.

Quando a excelência operacional é atingida, a empresa passa a funcionar em perfeita harmonia, com todos os colaboradores empenhados e dedicados ao trabalho. Além disso, as equipes de trabalho passam a apresentar diversas oportunidades de ampliar sua atuação e melhorarem seu desempenho de maneira gradativa.

Como você tem aplicado o conceito de excelência operacional em sua empresa? Quais foram os benefícios colhidos ao longo do processo? Conta pra gente nos comentários.

CTA eBook01

Arquivos

Categorias