Apresentação de Vendas – 10 Dicas para desenvolver propostas comerciais irresistíveis

Antes de tudo, é preciso entender que é essencial fazer uma boa apresentação do seu produto ou serviço para atrair a atenção do seu lead, pois a primeira impressão é a que fica. Dessa forma, será possível atrair a atenção dos leads e manter o engajamento deles durante a conversa, a apresentação de vendas até sua efetiva conversão.

É por esta razão que você deve se atentar aos pontos principais de uma boa apresentação de vendas e buscar sempre melhorias.

Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos a seguir um conteúdo com 10 lições para você conseguir fazer uma ótima apresentação de vendas!

#1 Entenda o negócio do seu cliente

apresentação de vendas - entenda seu cliente

É importante que você estude o negócio de seus leads, pois os clientes potenciais esperam que você já conheça o negócio deles. É preciso estudar o mercado dos seus clientes para conhecer os principais obstáculos que eles enfrentam, bem como as tendências e seus maiores concorrentes.

#2 Estruturando a apresentação de vendas

estruturando a apresentação de vendas

Preparar uma apresentação de vendas não é uma tarefa tão rápida, por este motivo é importante que você tenha sua apresentação escrita.

Para estruturar sua apresentação de vendas você pode utilizar 5 pontos-chave:

  • a construção de relacionamento com o seu prospect,
  • introduzir o tema,
  • fazer perguntas para entender melhor suas necessidades,
  • resumir seus principais pontos
  • fechar a venda.

#3 Fale com a pessoa certa

fale com a pessoa certa - apresentação de vendas

Parece óbvio, mas muitos vendedores esquecem desse detalhe importante. Então, depois de uma exaustiva metodologia de vendas empregada, ao final, o prospect simplesmente diz que não pode fechar negócio, porque precisa da aprovação da esposa ou parceiro de negócio.

Para não perder esse tempo valioso com a pessoa errada, sempre pergunte ao seu prospect se ele é a pessoa certa e se existem outras pessoas que deveriam participar da apresentação.

#4 Construa rapport

rapport

Rapport nada mais é que uma técnica para estabelecer uma ligação de empatia, uma sintonia com o seu prospect.

Você pode estabelecer o rapport descobrindo coisas em comum com o cliente; se gostam do mesmo tipo de música ou torcem pelo mesmo time, por exemplo.

 Fazendo isso, você consegue gerar uma conexão e quebrar o gelo com o prospect.

#5 Questione o prospect

Você deve fazer as perguntas certas para o seu prospect, essas perguntas devem ser bem estruturadas para que assim o prospect veja seu produto como algo necessário para ele.

É importante fazer perguntas que exijam mais do que um “sim ou não” como resposta. É preciso fazer perguntas para descobrir as necessidades e problemas do seu prospect. Perguntas que, inclusive, irão deixar transparecer a motivação de seu cliente e seus processos de tomada de decisão.

#6 Anote tudo para a apresentação de vendas

anote tudo

É necessário frisar que não é bom confiar somente em sua memória, por isso tome nota de tudo o que for importante, como as necessidades e problemas do prospect. Anote os pontos-chave de modo que você possa utilizá-los em sua apresentação.

#7 Anote as objeções

anote as objeções - apresentação de vendas

Anote todas as objeções de seu prospect, dessa forma ele irá entender que você realmente está preocupado com ele. Você deve contornar essas objeções mostrando como o seu produto pode beneficiá-lo, aumentando sua produtividade, dinheiro em caixa, motivação dos funcionários e, até mesmo, o reconhecimento de sua marca.

#8 Ouça seu prospect

ouça seu cliente - propostas comerciais

Se você é um daqueles vendedores que falam muito durante as apresentações, pode estar adotando a técnica errada, gerando efeito reverso. Geralmente, quando isso ocorre, o vendedor acaba perdendo sua venda.

Portanto, é importante que você ouça mais e fale menos. Uma regra importante é ouvir 70% do tempo e falar apenas os outros 30%.

E, lembre-se, sempre que for dizer algo, tenha em mente se o que vai dizer é realmente importante para o prospect.

#9 Faça perguntas mais específicas

faça perguntas - apresentação de vendas

Busque descobrir as reais necessidades do seu prospect através de perguntas mais detalhadas, para entender como o prospect chegou naquela determinada situação. Assim, será muito mais fácil para você oferecer a solução adequada para o seu cliente.

Fazendo isso, o prospect vai entender que realmente você entende suas necessidades e, assim, você pode posicionar melhor o seu produto.

#10 Encontre o gatilho mental

O cliente geralmente tem uma lista grande de necessidades, no entanto é o gatilho mental que vai fazer com que o cliente compre o seu produto.

Um exemplo claro é quando o cliente planeja uma viagem para a praia, um ótimo gatilho pode ser oferecer um produto que faça com que esse prospect melhore sua forma, perdendo peso e ganhando músculos, para ter uma boa aparência em uma sunga ou biquíni.

Feche a venda - apresentação de vendas

Encerramos nossas 10 lições para melhorar sua proposta comercial e melhorar suas apresentações, agora é com você. Aplique todas as nossas dicas e acompanhe nossos outros posts relacionados ao tema para ter um melhor aproveitamento e aplicar as técnicas da melhor forma possível.

Gostou deste conteúdo sobre dicas para desenvolver uma ótima apresentação de vendas com propostas comerciais irresistíveis?

Veja mais dicas como essas aqui em nosso Blog!

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